imagem de um piano de madeira antigo com ao fundo> à esquerda, um quadrado amarelo com o texto '4 dicas para começar a ouvir música clássica'

Como fazer para começar ouvir música clássica? Essa é uma pergunta que eu recebo muito. Mas, a resposta é muito simples: é só ouvir mais!

Parece sarcasmo, mas não é. A música clássica aparece em nossa vida com algo contemplativo. Além disso, ela costuma ser bem estereotipada quando representada nos filmes. Assim, parece reservada apenas àqueles dotados de grande inteligência. Será mesmo?

Na verdade, qualquer um pode ouvir música clássica. Não precisa ser incrivelmente inteligente ou um vilão da Marvel para gostar disso. E passar a apreciar este gênero musical, também não vai te transformar em uma pessoa pedante. 

Porém, o universo da música clássica é vasto e pode nos assustar pela grande quantidade de obras clássicas existentes. Por isso, muitas vezes ficamos perdidos e não sabemos por onde começar.

Por isso, este artigo vai dar a você 4 dicas de como começar a ouvir música clássica. Além disso, também vou sugerir algumas peças que vão ajudar você a abrir esta nova porta cheia de novidades.

gif - mozart regendo orquestra

1. Comece ouvindo os patronos da música clássica

Uma dica é começar por aqueles compositores que já conhecemos os nomes mesmo que nunca tenhamos ouvido nenhuma música deles. Wolfgang Amadeus Mozart, Claude Debussy e Heitor Villa-Lobos são todos ótimos pontos de partida para quem nunca ouviu música clássica.

Ludwig von Beethoven (1770-1827) é um dos compositores mais conhecidos e é bem fácil encontrar qualquer uma de suas obras na internet ou em qualquer serviço de streaming.

Além disso, Beethoven é um compositor que percorreu 2 períodos da história da música. Assim, suas obras iniciais pertencem ao fim do período clássico e, as obras mais tardias, ao período romântico.

Deste modo, acredito que este compositor possa ser um bom início para quem quer se aprofundar mais na música clássica. Você pode escolher suas obras para piano ou então se aventurar em suas lindas sinfonias para orquestras. A escolha é sua!

2. Escolha peças que tenham seu instrumento preferido

Outra dica é ouvir obras com um instrumento que você goste muito. Você adora o som da flauta? Escreva “concerto para flauta” no Youtube e se delicie! Gosta de piano? Ótimo! É provavelmente o instrumento solista com mais obras escritas para ele. Com certeza, você vai encontrar muita coisa.

Se você ainda não conhece muitos instrumentos e está disposto a querer saber mais, indicamos a leitura do livro Instrumentos da Orquestra de Roy Bennet. Nessa leitura, você vai descobrir tudo sobre cada um dos instrumentos!

“Mas eu gosto de instrumentos que não estão na orquestra, tipo violão”. Não tem problema! Existem coisas lindas escritas para violão erudito como as obras de Joaquin Rodrigo, Mario Castelnuovo-Tedesco e nosso querido Villa-Lobos.

Por outro lado, se você até gosta de música clássica, mas prefere as obras que possuem voz, é uma boa oportunidade para começar a ouvir algumas óperas, oratórios, canções etc. Aliás, já temos artigos aqui no blog sobre ópera, explicando tudo sobre esse universo.

3. Escolha peças curtas

Algumas pessoas dizem que não conseguem ouvir música clássica porque são muito demoradas. É verdade, algumas obras são bem longas e, talvez, não sejam a melhor porta de entrada.

Mas também existem obras curtas! Algumas não passam de 5 minutos e são lindas de se ouvir. Eu, por exemplo, amo as Gymnopédie de Erik Satie. São obras para piano solista e não duram mais do que 5 minutos.

Se seu estilo é mais prático, ouça algumas peças menores, elas vão te instigar a ouvir mais coisas daquele determinado compositor. Uma dica é ir assistir a concertos ao vivo da orquestra de sua cidade! Já temos um artigo aqui no blog com 5 motivos para você assistir uma orquestra e ainda indicamos alguns lugares para você ir conhecer!

 

4. Escolha músicas clássicas que se parecem com seu gênero favorito

Qual seu gênero musical favorito? Isto pode ajudar na escolha de compositores e períodos históricos dentro da música clássica.

Por exemplo, eu gosto muito de rock. Então, acabo ouvindo compositores que utilizam bastante o naipe de metais em suas obras. Se você também gosta de rock, ouça o Dies Irae de Verdi e os Requiem de Mozart e Brahms.

Já meu irmão gosta de música Indie, principalmente as melancólicas. Para ele, apresentei as obras de compositores franceses como Erik Satie e Debussy. Ele amou todas as peças e agora ouve mais música clássica!

Não é necessário amar todo o repertório de um determinado compositor ou apenas explorar um único gênero. O mundo da música clássica é vasto demais para se limitar a isso.

Porém, estar aberto a novos sons é estar aberto a novas emoções e eu espero, verdadeiramente, que tenha colocado uma pulguinha de curiosidade atrás de sua orelha.

Explore. Sinta. Divirta-se com este mundo maravilhoso da música clássica.

Gostou deste post? Já gosta de música clássica? Deixe aqui nos comentários suas dúvidas, opiniões e experiências!

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!