Se você gosta de cantar e gostaria de obter uma graduação em canto, este texto foi escrito especialmente para você!
Muitas pessoas não sabem (eu mesma não sabia quando mais nova), mas existe sim faculdade de música com especialização em canto. Pode ser canto lírico ou canto popular.
Porém, como todos os cursos, é antes necessário passar no vestibular, e neste texto nós vamos dar algumas dicas de como se preparar para a prova específica de música.
Mas primeiro, um pequeno aviso: CADA VESTIBULAR É DIFERENTE! Sempre fique atento ao manual do candidato e leia-o inteiro. Nele estarão todas as informações que você precisa saber.
Os cursos de canto
Em algumas faculdades que oferecem o curso de música, é possível encontrar a habilitação canto. Esse tipo de curso existe em universidades públicas como a USP, UNESP, UNICAMP, UFMG, entre outras.
Mas também existem algumas faculdades privadas que oferecem o curso de canto como a FASM, a FAAM, Cruzeiro do Sul. Opções é o que não falta!
Certas universidades oferecem tanto o curso de canto popular como o curso de canto lírico. Entretanto, só se pode cursar um por vez, ou seja, não dá para terminar o curso com um diploma de canto popular e lírico. Tem que escolher um.
Como escolher a faculdade entre tantas opções?
Um ponto importante para se levar em conta é sua rotina. Existem faculdades que exigem cursar tempo integral, com disciplinas ministradas nos períodos matutinos e vespertinos, o que acaba por ser um empecilho para quem trabalha em horário comercial.
Lembre-se que estes cursos levam, em média, de 3 a 4 anos para a conclusão. É preciso planejamento financeiro e social. Isto pode influenciar na escolha de qual vestibular prestar.
Além disso, escolher uma universidade de canto é também escolher um professor de canto. Então, pesquise quem será seu/sua professor/a na cadeira de canto. Veja se concorda com os métodos usados em aula, pois você vai ficar com ele por todo o curso. Não é melhor que seja alguém que você tenha uma relação saudável?
Agora, vamos ao passo a passo de como se preparar!
A preparação para o vestibular de canto
“Eu nunca estudei canto, consigo passar no vestibular mesmo assim?”. Infelizmente não. A faculdade de canto não é um conservatório. Sua função não é ensinar a cantar, e sim formar um profissional do canto.
Assim, quando se presta um vestibular de música, parte-se do pressuposto que você já tem algum domínio sobre música e em algum instrumento ou no próprio canto.
1. Primeira tarefa
Sabendo que é necessário já ter estudado música, sua primeira tarefa na preparação para o vestibular de canto é ler nosso outro artigo que explica todos os procedimentos da prova específica em música. Aqui você vai entender como é um vestibular específico de música, sua estrutura, o que é cobrado no exame e como ele acontece.
2. Segunda tarefa
Depois, se você quer realmente seguir a carreira de cantor, para passar no vestibular, você tem que fazer aula de canto, estudando profissionalmente como você estudaria qualquer outra matéria de vestibular.
Aqui no blog também temos várias dicas de como cantar e treinar sua voz. Sugiro que comece com a leitura desse aqui.
3. Terceira tarefa
Agora sim, a terceira parte é escolher a faculdade. Nada melhor do que ler o edital completo de cada uma das suas opções. Além disso, agora que você já está tendo aula de canto, é pedi para seu professor preparar você para a prova específica.
4. Quarta Tarefa
Não estude só canto, estude música. Não sabe bem por onde começar a estudar música? Veja nossas dicas de livros para estudar para a prova específica. Nessa lista, tem livros de história da música, de teoria, exercícios musicais, percepção musical. Uma infinidade de assunto sobre esse mundo.
É extremamente necessário que você estude música como um todo porque na sua prova específica de música, vai ter a parte teórica além da prova prática. Então, estude teoria musical também.
E claro! Como qualquer vestibular, você também terá que se preparar para a prova geral que todos os vestibulandos fazem, estudando física, matemática, biologia, história etc. Ninguém está isento do vestibular tradicional.
A prova de habilidades específicas
Para preparar este texto, analisei três vestibulares anteriores de três faculdades diferentes: UNICAMP, Grupo UNIS e FASM. De novo: tudo está no manual do candidato.
Todas essas universidades oferecem tanto o curso de canto lírico como o curso de canto popular. E em todas você terá que fazer uma prova de solfejo.
Assim, seu estudo musical preparatório para o vestibular de canto ficará dividido em algumas partes: percepção musical; solfejo; teoria musical; aulas de canto.
Fique atento, pois algumas faculdades pedem que você envie um vídeo de sua performance ao invés de comparecer no local da prova. Mas não é qualquer música que você já tenha gravada, é a música específica pedida pelo edital. Este vídeo é de inteira responsabilidade sua. Capriche!
Se seu vestibular pedir que compareça a um local específico para a prova, lembre-se de levar um acompanhador! Em alguns vestibulares é possível levar playblack, mas ainda assim, é responsabilidade sua.
O vestibular de canto popular
Alguns vestibulares exigem uma peça de confronto. É uma música que todos os candidatos irão cantar, assim a banca consegue nivelar as habilidades de cada candidato. São peças como Querelas do Brasil, de Maurício Tapajós, que é pedida pela UNICAMP, por exemplo.
Outras universidades irão pedir uma peça dentro de algum estilo musical, como um standard jazz; uma peça brasileira de Chico Buarque, Noel Rosa ou um blues.
Junto a isso, será pedida uma peça de livre escolha. Aqui você pode escolher uma música com a qual já está acostumado e já domina todas as técnicas. É seu momento de brilhar!
O vestibular de canto erudito
Esse vestibular é bastante similar ao vestibular de canto popular, porém com outras escolhas musicais.
A peça de confronto tende a ser uma ária de ópera antiga. Dois vestibulares (USP e UNICAMP) pedem como peça de confronto a canção O del mio dolce ardor, de C.W. Gluck, por exemplo.
Existem faculdades que também pedem, junto da ária de confronto, uma peça de câmara em uma língua diferente do italiano. Pode ser uma canção alemã, inglesa, francesa etc.
Além disso, é possível que se exija uma canção brasileira. Assim, devo ressaltar que muitas pessoas confundem canção brasileira com canção popular brasileira. Não é para cantar músicas de Caetano Veloso, são obras de compositores clássicos brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Alberto Nepomuceno, entre outros.
Se quiser conhecer mais compositores brasileiros para entender esse estilo e se preparar melhor, veja nossa indicação de 5 compositores que todos deveriam ouvir.
Por fim, novamente terá que ser cantada uma peça de livre escolha podendo ser uma ária de ópera, um oratório, um concerto de qualquer período da história da música.
Eu sei que parece muita coisa para estudar, mas é completamente possível. Por ser um vestibular recheado de detalhes, pode parecer difícil demais se preparar para ele. Mas é apenas uma questão de organização.
Planeje-se. Estude. Tenho certeza de que com a preparação correta tudo vai dar certo.
Este texto te ajudou? Compartilhe com seus colegas que também precisam se preparar para o vestibular de canto!
Sem comentários ainda