O natal está chegando, e como toda época de festas, é repleto de músicas características. As músicas de natal nem sempre foram escritas para essa ocasião, mas acabaram sendo vinculadas a essa data ao longo dos anos. Se você está querendo entender um pouquinho mais de onde vieram essas músicas, confira as curiosidades sobre 3 músicas natalinas muito conhecidas!
1. Jesus Alegria dos Homens
Essa peça foi composta por Johann Sebastian Bach. Este compositor nasceu em Eisenach em 1685 e foi também organista, regente e professor. Bach era muito religioso, tendo escrito uma vasta coleção de músicas sacras, entre elas, as cantatas.
Catanta, caso você se pergunte o que é isso, é uma composição vocal, com instrumentos e pode ter partes solos e coros. No período de Bach, as cantatas eram gêneros sacros, baseadas em textos bíblicos.
Mas por que falar de cantata? Porque Jesus Alegria dos Homens faz parte da cantata “Herz und Mund und Tat und Leben” [Coração e Boca e Ações e Vida]. E é o coral que encerra essa obra. Essa cantata, então, foi feita para vozes solistas com coro a 4 partes, acompanhados pela orquestra.
Essa obra foi composta para a festa da Visitação da Virgem Maria, em Leipzig, em 1723. Bach compunha muito para ocasiões como esta, ou seja, músicas que eram ouvidas apenas uma vez. Sendo assim, é claro que essa peça não teve a intenção de ser uma música de natal. Porém, hoje em dia essa música se tornou parte da tradição natalina.
Em relação à temática desta cantata, Coração e Boca e Ações e Vida fala basicamente que Jesus é alegria e conforto, ou seja, uma temática que dialoga com a época do natal:
“Jesus continua sendo minha alegria, O conforto e a seiva do meu coração, Jesus refreia a minha tristeza, Ele é a força da minha vida, É o deleite e o sol dos meus olhos, O tesouro e a grande felicidade da minha alma, Por isso, eu não deixarei ir Jesus, Do meu coração e da minha presença”.
2. Greensleeves
Greensleaves tem uma das melodias mais populares do séc. XVI e constantemente é atribuída ao Rei Henrique VIII. Porém, a verdade é que a autoria dessa canção é desconhecida. Além disso, a letra original não é sobre natal, mas sim sobre um amor não correspondido de uma senhora, a Lady Greensleeves.
Contudo, essa peça ficou bastante conhecida na letra natalina de William Chatterton Dix de 1865, intitulada “What child is this?” [Que criança é essa?].
“Que Criança é essa que se deitou para descansar. No colo de Maria, está dormindo? / A quem os anjos saúdam com doçura de hinos, enquanto os pastores estão montando guarda? / Este é Cristo, o Rei, a quem pastores guardam e anjos cantam / Apressem-se, apressem-se, a trazer louvor para Ele, O Bebê, o Filho de Maria”.
Assim, essa melodia não foi famosa somente no séc. XVI, mas continua sendo muito popular. What child is this? é muito executada em especiais de natal mundialmente, sendo cantada por artistas famosos como Andrea Bocelli, Josh Groban, Carrie Underwood, entre outros.
2. Noite Feliz
É Claro que em uma lista de músicas de natal não poderia faltar a famosíssima Noite feliz! Se você nunca ouviu essa música (embora seja assustador!), pare tudo agora e vá ouvir uma das músicas mais famosas do globo!
Em 1816, um jovem padre, lá na Áustria, escreveu o poema alemão intitulado originalmente “Stille Nacht” [Noite Silenciosa]. Diz a lenda que no natal de 1818, o padre Joseph Mohr estava preocupado com o concerto da noite de natal e da missa do Galo, porque a igreja era muito simples e ratos haviam roído os foles do órgão.
Não é possível confirmar essa história, porém o que importa é que este padre procurou Franz Gruber, que era um músico de outra paróquia, e pediu para que ele musicasse seu poema. Assim, a primeira vez que Noite Feliz foi executada (4/12/1818) foi com violão, flauta e coro. Alguns anos depois, o próprio Gruber fez uma versão para orquestra.
Um dos motivos dessa música ter se tornado muito conhecida é que duas famílias que viajavam cantando canções populares acrescentaram essa música ao seu repertorio. Diz-se que ela foi ouvida pelo imperador da Áustria, pelo czar da Rússia e pelo Rei da Prússia. Em 1900, esta canção já era mundialmente conhecida.
Em relação ao poema dessa música, a versão em inglês, feita em 1859 por um padre nova-iorquino, se mantém bem perto do original. Já a nossa versão em português é um pouco diferente. O título, por exemplo, deixou de ser “Noite Silenciosa” para ser “Noite Feliz”. Essa versão é de Pedro Sinzig (c. 1912). Porém, nossa versão, embora haja algumas mudanças líricas, mantém a mesma temática da original.
Muita gente não conhece, mas tem outra versão em português, de autor desconhecido, chamada “Noite de Paz!”. Noite feliz se tornou tão famosa mundialmente que foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011.
“Noite feliz, noite feliz / Ó senhor, Deus de amor / Pobrezinho nasceu em Belém /Eis na lapa, Jesus nosso bem / Dorme em paz, ó Jesus / Dorme em paz, ó Jesus”.
Bem, essas foram nossas curiosidades sobre 3 músicas de natal! Quais outras músicas de celebrações você gostaria que falássemos aqui? Deixe nos comentários e compartilhe esse post em suas redes sociais!
Sem comentários ainda