Nossa história
Após o término da faculdade de música, uma coisa tinha ficado clara: a pesquisa em música ficava muito confinada à universidade, havendo pouco espaço para o diálogo com a sociedade. E pra piorar, muitos músicos não se preocupavam nem um pouco em simplesmente conversar, explicar, demonstrar a tal da música clássica para aqueles que se interessavam, mas não entendiam nada. Ou seja, a curiosidade por uma música alheia ao mundo de muita gente era cortada pela raiz por essa falta de diálogo entre músico e público.
Então, decidimos que precisávamos fazer alguma coisa para mudar essa situação. Mas o que? Foi aí que nos deparamos com a criação de um canal sobre música no youtube.
Mas não era bem assim um canal para ensinar música (isso já tinham muitos), nem muito menos só falar de música clássica. Queríamos ir além! Então, surgiu o musicalidades como um projeto, uma missão.
Nós queremos mesmo é que essa arte tão rica e tão cheia de significados e particularidades possa ser compreendida de diversas maneiras, trazendo novos gostos musicais às pessoas e principalmente espalhando a pesquisa em música por esse Brasilzão!
Então chega de só ouvir a música passivamente. Essa arte pode ser muito mais que um entretenimento se você quiser desvendar seus mistérios!
Junte-se a esse projeto e vamos falar mais sobre música, vamos espalhar essa arte!
as autoras
Anne Karoline Moreira
Nascida em uma família de músicos que nunca viveram de música, Anne começou a estudar música aos 16 anos quando ingressou no Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos. Com o passar dos anos e a chegada da vida adulta seu pai lhe perguntou “e agora filha? O que vai fazer da vida?”. “Vou fazer faculdade de música”, foi a reposta que saiu sem nem ela saber de onde. Ingressou no curso de bacharelado em Canto e Arte Lírica em 2013, e no Mestrado em questões interpretativas em 2018, ambos os cursos na Universidade de São Paulo. Diferente da maioria dos cantores, sua pesquisa é voltada para a música de câmara, canção francesa, inglesa, cabaret e (claro!) brasileira. Hoje trabalha como preparadora vocal, regente, professora e interprete.
Juliana Vasques
Apaixonada pela música desde os 12 anos, graduou-se em violão e defendeu seu mestrado em musicologia, ambos na USP. Como pesquisadora, estudou música antiga, especialmente a Renascentista. Porém, não só de música vive a pesquisa nessa área! Seu estudo também abordou aspectos extramusicais, como retórica-musical, literatura e psicologia dos séc. XVI-XVII. Além da música, também ama ler, estudar e pesquisar sobre diversos assuntos, sendo uma eterna curiosa. Dedica-se para que a informação de qualidade e a cultura sejam mais disseminadas, sobretudo, essa tão querida arte chamada música.