Você já se perguntou como os cantores de ópera conseguem cantar em tantas línguas diferentes? Eles falam mesmo todos esses idiomas? Entendem tudo o que estão dizendo? Pois aqui entra uma das ferramentas mais importantes para os cantores: o Alfabeto Fonético Internacional.
O que é o IPA?
O IPA (International Phonetic Alphabet) é um alfabeto fonético, ou seja, ele mostra os sons dos fonemas ao redor do mundo. Foi baseado no alfabeto latino (que deriva do latim) e foi criado pela Associação Fonética Internacional a fim de padronizar os sons produzidos pela língua falada.
Através do IPA, é possível entender os fonemas de uma língua estrangeira, assim como a separação de sílabas átonas e tônicas. Isso ajuda na entonação correta da palavra.
Dessa forma, se você entende os símbolos do Alfabeto Fonético Internacional, você consegue ler em qualquer língua! Mas vale lembrar que aprender o IPA não significa que você aprendeu a falar uma língua diferente. Você aprende a ler, não a compreender o que está escrito.
Como funciona o IPA?
Para entender como o IPA funciona, usemos um exemplo simples: o nosso som da letra “x” da palavra “xícara” (o som de quando queremos silêncio: shiiiiiuuu!).
No IPA, esse som ganha o símbolo [ʃ]. Então, toda vez que este símbolo aparecer em uma palavra, você já sabe o som que tem que fazer!
Vamos treinar? Eis aqui algumas palavras em outras línguas que possuem esse som:
Chuva – [ʃu.va] (português)
Shadow – [ʃɛ.dow] (inglês)
Scegliere – [ʃe.ʎjɛ.re] (italiano)
Schatten – [ʃa.t:ten] (alemão)
Você já deve ter visto esses símbolos diferentes em dicionários de outras línguas. Eles ficam logo após a palavra que você procurou e estão ali para ajudar você a entender a sua pronúncia.
Como os cantores usam o IPA?
Nem todos os cantores são fluentes em mais de duas línguas estrangeiras, embora seja aconselhável que saibam pelo menos mais de uma. Como temos que aprender e decorar peças vocais muito longas, não temos tempo suficiente de aprender alemão só para cantar uma ópera alemã hoje e uma ópera italiana amanhã.
Então, o que fazemos é o seguinte: primeiro traduzimos o texto para que possamos entender do que se trata. Não saber a língua não é desculpa para não compreender o que você está cantando.
Em seguida, fazemos a transcrição fonética, de preferência na própria partitura de ensaio para facilitar a leitura. Dessa forma, conseguimos entoar a letra da música corretamente, ao mesmo tempo que interpretamos o significado da peça.
Para que mais serve esse alfabeto?
O Alfabeto Fonético Internacional também ajuda quem quer realmente aprender uma nova língua. Isso porque você consegue compreender os sons das sílabas, evitando ler a palavra apenas como se escreve e, assim, pronunciar errado.
Viu só? É muito mais fácil do que você imagina! Se ainda tiver com dúvidas, assista ao nosso vídeo para ver os exemplos!
Muito bom! Estou sempre tentando aprender essas coisas,
mas preciso melhorar o entendimento ainda. Facilitar passar
nos testes