musica-princesas-disney

Eu tenho certeza que mesmo que você nunca tenha visto um filme sobre alguma princesa da Disney, você reconhece essas figuras. Isto é porque tais princesas se tornaram icônicas com o decorrer dos anos, assim como suas canções e vozes.

princesas da disney

Toda princesa da Disney tem a sua música tema. É uma canção que já nas suas primeiras notas conseguimos reconhecer a quem pertence, de que filme faz parte.

E você já percebeu como as canções das princesas mudaram desde Branca de Neve até Moana?

Pois vamos dar uma aprofundada e entender um pouco mais sobre este aspecto.

Quem foi a primeira princesa?

Primeiramente, precisamose nos lembrar que as princesas da Disney são, geralmente, categorizadas por fases.

Na primeira fase, encontramos as primeiras princesas, como Branca de Neve, Cinderela e a A Bela Adormecida – todos esses filmes sendo lançados com aproximadamente dez anos de intervalo entre um e outro.

Vale lembrar que aqui estamos falando daquelas princesas mais icônicas, muito facilmente reconhecíveis pelo vestido.

A Branca de Neve foi lançado em 1937, sendo o primeiro filme da Disney sobre princesas. Aqui já podemos ver um fato importante: o ano de lançamento, que ficou marcado como a era dos cantores de rádio.

Os cantores tinham que ter uma impostação vocal quase operística. Não é à toa que a atriz contratada para dublar Branca de Neve fosse uma cantora de ópera. Adriana Caselotti tinha apenas 18 anos quando dublou a princesa e teve que assinar um contrato em que concordava não dublar mais nenhuma personagem.

Nesta fase, os temas musicais são majoritariamente acompanhados por orquestra, quase sempre com um coro ao fundo. As melodias são românticas e melosas, e as canções melancólicas. O timbre vocal das princesas possui um tom mais escuro realmente lembrando as cantoras de ópera.

Outra prova de que nesta fase as princesas estavam bem mais próximas da música clássica é o uso da valsa do ballet de Tchaikovsky no filme homônimo A Bela Adormecida.

Uma sonoridade mais moderna

Na segunda fase (30 anos depois de A Bela Adormecida), encontramos A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Alladin, Pocahontas e Mulan.

Aqui, nos anos 90, o traço do desenho fica mais moderno, assim como as composições musicais. Podemos ver um timbre mais próximo da fala (e até mesmo falas durante as canções!).

A orquestra passa a fazer mais parte da composição e não fica só como um acompanhamento para o lirismo da princesa.

Com a inserção de outras ambientações e princesas de outras etnias, podemos ver o uso de instrumentos diferentes, assim como a presença da Big Band.

O refinamento vocal permanece, porém, existe uma leveza maior nas composições, uma vez que as histórias não se ambientam mais em castelos e espaços aristocráticos.

Viva o belting!

Na terceira fase, temos A Princesa e o Sapo, Enrolados, Elsa e Moana. E aqui entramos na fase atual em que temos o uso excessivo do belting!

moana
enrolados
a princesa e o sapo

O termo belting se refere ao gênero de canto presente nos musicais da Broadway e já era usado na segunda fase. Mas é na terceira que ele ganha maior destaque. Aqui temos um timbre bem brilhante, vogais abertas e bastante voz de peito.

Tiana tem uma especificidade que é um timbre um pouco mais escuro, uma vez que a temática musical do filme é mais voltada para o jazz e o blues. As vogais se tornam um pouco mais arredondadas e possuem um pouquinho do portamento característico do jazz.

Com Elsa e Moana ouvimos as melodias mais agudas (e mais difíceis) de se cantar. Ah! E modulações.

Todas possuem muita intensidade. TODAS!

Para saber mais, assista a esse vídeo sobre as princesas!

Não deixe de comentar qual sua princesa favorita! E qual dessas canções sempre aparece no seu karaokê?

Glossário:
Portamento: deslize vocal entre duas notas musicais.
Modulação: mudança de tonalidade.

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!