bandas alternativas [homem tocando guitarra]

Desde nossa adolescência, meu irmão e eu gostávamos de ouvir bandas que (quase) ninguém conhecia. Ouvíamos Gram, Ludov, Leela e muitas outras bandas que, algum tempo atrás, não eram tão conhecidas. Vocês não imaginam a dificuldade que era para conseguir um CD dessas bandas! Porém, temos, orgulhosamente, todos esses CDs até hoje!

Este texto de hoje é feito com muito amor para você que também gosta do cenário underground e quer conhecer novas bandas alternativas brasileiras! Além disso, tem uma pitadinha de amor a mais porque, quem me ajudou na escolha das bandas, foi meu querido irmãozinho caçula.

Let’s Rock!

giphy: pessoas rock n roll dentro de um carro

Um concerto em Pasárgada

Nossa primeira banda é muito especial, pois tem uma conexão com todos os USPianos espalhados por aí. A Filarmônica de Pasárgada foi criada em 2008 por um grupo de alunos do curso de música da USP (Sim! Nós também nos formamos lá!), mas também tem alunos da Unicamp e da UNESP.

Com tanta gente incrível assim, você só pode esperar arranjos inovadores e letras que ultrapassam a tentativa de ser apenas um texto bonitinho.

Por isso, fique sempre de olho na agenda dessa banda, pois seus shows são muito mais que uma apreciação musical, são uma experiência.

 

Cantando em baleiês

Nossa segunda banda é carioca e já conquistou muito terreno por aí. A banda Baleia teve seu início em 2013 e uma de suas marcas é seu som peculiar. É rock? É indie? É jazz? É pop? É tudo junto? Bem, ouçam e me digam.

Seu primeiro álbum, “Quebra Azul”, foi lançado em 2013 e é lá que encontramos uma de suas composições mais famosas: “Casa”. Além disso, eles já tocaram no Lollapalooza e diversos outros festivais.

Em 2018, lançaram seu EP “Coração Fantasma”, que foi acompanhado pelo público nas redes sociais. Por isso, foi chamado de “disco-vivo”. Hoje em dia, a banda conta com quatro membros e marcha para uma nova fase com a promessa de um novo disco em 2019. Estamos no aguardo!

 

E no cenário paulistano…

Terno Rei é uma das bandas que mais tem crescido nesses últimos anos e, se você ainda não conhece esse som, eu indico fortemente que ouça.

Suas músicas tomaram os ouvidos dos paulistanos por volta de 2010 com uma pegada indie e retrô simultaneamente. Por causa disso, indico fortemente que assistam o clipe da música “Não Espero Mais”, em que a brincadeira com a internet rola solta desde o início do clipe.

Atualmente, a banda lançou seu mais recente álbum de estúdio chamado “Violeta”, que é o terceiro álbum da banda.

Diretamente de terras santistas

Diretamente dos portos de Santos, nasce, em 2007, a banda Zimbra. Seu primeiro álbum “O Tudo, o Nada e o Mundo” foi lançado em 2013 e hoje já possuem mais de 180 mil ouvintes mensais no Spotify.

Com estilos que transitam entre o pop rock, indie e alternativo, a banda tem suas influências tiradas de Skank, Paralamas do Sucesso, Tim Maia. Sendo assim, podemos ver essas influências em suas músicas, principalmente, quando sobem ao palco músicos convidados para formar um timbre de metais característico dessas bandas.

Em seu último trabalho, a banda juntou forças com o letrista e musicista Esteban Tavares, antigo integrante da banda Fresno, como produtor. Posso atestar: a junção deu muito certo.

 

E tem quem cante em inglês também!

A banda Twin Pumpkin veio diretamente de Taubaté para nossos ouvidos sedentos de rock. Mesmo sendo uma banda formada em 2015, sua música soa muito mais madura, como se tocasse há muito mais tempo.

No início, a ideia era fazer covers de outras bandas no youtube. Contudo, em 2016, eles lançaram seu primeiro EP “Spook Like Halloween” e ganharam os festivais das terras paulistanas.

E você? Já ouviu alguma dessas bandas? Conhece alguma que todo mundo deveria ouvir? Deixe aqui nos comentários suas indicações!

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!