grafite de menino (perfil lateral) cantando no microfone em um fundo amarelo. No lado esquedo superior, há um quadrado azul transparante com o texto verde escrito 'como a voz é produzida'

A voz é um instrumento incrivelmente interessante. Com ela, podemos nos comunicar, demonstrar emoções, cantar, nos conectar com outras pessoas. Mas você já se perguntou como a voz é produzida? Como este som tão específico é gerado em cada um de nós?

Sendo assim, neste artigo, falaremos de cada estágio necessário para que a voz seja produzida:

​​• O que é a voz
• A fonte de energia da voz
• O gerador de energia da voz
• A importância do trato vocal​

Vale falar que entender a produção da voz ajudará você a cuidar melhor dela, seja você um cantor ou um professor. Afinal, usamos muito a nossa voz em diversas atividades.

giphy do jarry (ratinho cinza) com um bigode branco comprido e um chapéu preto com faixa azul cantando acompanhado do violão

O que é a voz?

Bem, para começar do início podemos nos perguntar: o que é voz? Em uma simples definição do dicionário temos que a voz é: 

“som ou conjunto dos sons produzidos pelas vibrações das pregas vocais sob pressão do ar que percorre a laringe”

Desde a primeira infância aprendemos a falar por meio da escuta e através da tentativa e erro de reproduzir os sons a nossa volta.

Durante a vida, nós nem percebemos quais músculos são acionados quando damos um simples “oi” para nosso vizinho, mas são vários!

Para falar e cantar, é necessário que lábios, mandíbula, língua e várias outras estruturas se movimentem de maneira coordenada enquanto o ar dos pulmões passa por nossa laringe de maneira fluida.

Ficou confuso? Que tal se separarmos por partes para você entender como a voz é produzida?

 

A fonte de energia da voz

Pensa comigo: como nós produzimos som em uma flauta? Temos que soprar! E uma vez que nós também somos, de certa forma, um instrumento de sopro, nosso instrumento também precisa de ar.

O fluxo de ar é o nosso suprimento de energia. Ele é nosso combustível, sem ele nenhum som é produzido.

É por isso que, se algum dia você desejar estudar canto, as primeiras aulas serão em cima do controle do fluxo aéreo expiratório, ou seja, o controle da saída de ar.

Quanto mais constante e equilibrado, melhor será seu canto. Esta é uma das dicas que eu dou em um outro texto aqui do blog: 5 dicas para cantar melhor.

E isso não vale apenas para cantores! Muitos palestrantes e professores terminam suas palestras ou aulas extremamente cansados e não sabem o que estão fazendo de errado. Muitas vezes o problema pode ser amenizado com o aprendizado deste controle expiratório.

senhora vestida com um casaco listrado (cinza e preto), blusa branca, luvas brancas e chapeu branco em frente a um prédio amarelo. Ela está inspirando e espirando, treinando o controle do fluxo aéreo respiratório.

O gerador de energia da voz

Mas apenas soprar o ar não irá produzir som nenhum. É preciso que este ar encontre algum obstáculo em seu caminho para que ondulações sejam criadas e, assim, o som seja produzido.

É aqui que entra o papel das pregas vocais. Quando o fluxo de ar passa pelas pregas vocais elas vibram, gerando o som.

As pregas vocais estão presentes em nossa laringe, órgão que conecta a traqueia à faringe, localizadas no pescoço.

desenho que ilustra como a voz é produzida
Fonte: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=head+neck&title=Special%3ASearch&go=Go&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Head_neck_tracheostomy.jpg

Quando respiramos, as pregas vocais estão abertas para que o ar possa entrar e sair livremente. Porém, quando falamos ou cantamos, elas se aproximam e interrompem o fluxo de ar, fazendo com que as mucosas que as revestem vibrem em uma determinada frequência.

Resumindo: quanto mais rápida a vibração e mais alongada a prega, mais agudo é o som. Quanto mais lenta a vibração e mais encurtadas as pregas, mais grave é o som.

Talvez uma maneira de compreender melhor este processo seja observando como tudo isso acontece. Aqui sugiro um vídeo sobre as pregas vocais de quatro cantores: uma soprano, uma contralto, um tenor e um baixo. 

 

A importância do trato vocal

O trato vocal é a região que vai desde a laringe até a cavidade nasal. Este é o lugar onde o som produzido pelas pregas vocais toma forma. Isso porque só a vibração das pregas vocais não produz o som que ouvimos na fala e no canto. Esse som é frágil e débil, precisando de amplificação, uma vez que ele não tem o som de uma consoante ou uma vogal.

Portanto, ao passar pelas pregas vocais, o som chega ao nosso trato vocal, onde será modificado de acordo com o som que queremos. No trato vocal, ele pode ser moldado através do uso dos articuladores. E são muitos: laringe, faringe, palato mole, mandíbula, língua, lábios e dentes.

Agora sugiro uma brincadeira pedagógica: fale em voz alta todas as letras do alfabeto prestando bastante atenção em quais articuladores citados acima se movem. Aposto que você nem sabia que tanta coisa se mexia para falar um simples “P”!

Se quiser saber mais profundamente como a voz é produzida e como usar esse instrumento melhor para cantar diversos estilos musicais, recomendo a leitura do livro Ciência da Voz de Johan Sundberg e Gláucia Laís Salomão.

Então, agora que você conheceu todo este caminho, já pode cuidar um pouco mais do seu instrumento. É muito importante compreender como a voz é produzida para evitar desgaste e enfermidades.

Gostou deste artigo? Por que agora você não descobre mais sobre a arte do canto? Temos diversos artigos aqui no blog sobre isso!

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!