Ah! O amor…Tema de tantas histórias, tantas canções! Mas você sabia que existe um tema para o amor? Isso mesmo!
Existe uma música que manifestou tão bem este sentimento que hoje é conhecida como Tema do Amor. Neste artigo, vou falar mais sobre isso e também sobre o casal mais famoso da história que inspirou este tema e muitas outras obras!
“E o sol, tristemente, não apareceu
Se juntou a todos no luto por quem morreu
Porque nunca houve uma história que mais comoveu
Como esta: a de Julieta e seu Romeu.”
Estes são os últimos versos desta história maravilhosa que, acredito eu, todos conhecem. Romeu e Julieta foi escrito por William Shakespeare (1564-1616), entre 1591 e 1595, e é uma de suas obras mais famosa.
Mesmo que alguém não conheça essa história completa, pelo menos já ouviu falar nesses dois nomes! Quem nunca se emocionou por esta história de amor que acabou não dando certo?
Mas para você que quer se aprofundar um pouco mais nessa história de Shakespeare, aqui vão 3 indicações de obras sobre Romeu e Julieta e o Tema do Amor.
1. Poema sinfônico sobre Romeu e Julieta
Minha primeira indicação é o Poema Sinfônico de Pyotr Tchaikovsky (1840-1893). Você deve conhecer este compositor pelo seu famoso trabalho com composições para balé, como O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes, entre outros.
Porém, esta obra de Tchaikovsky não possui dança. Romeu e Julieta (CW39) foi escrita em 1869, sendo baseada na obra de Shakespeare. É uma peça totalmente orquestral, em que se encontra o famoso Tema do Amor.
Sendo assim, esta mesma melodia criada por Tchaikovsky, conhecida como Tema do Amor , ficou famosa. Por isso, foi utilizada em outras mídias, como nos desenhos Animaniacs, Bob Esponja Calça Quadrada e A Vila Sésamo; em séries, como Um Maluco no Pedaço; filmes, como As Patricinhas de Beverly Hills, e até mesmo no jogo The Sims: encontro marcado.
Tchaikovsky repete o tema do amor diversas vezes durante a narrativa da história, sempre em momentos importantes, como na cena do balcão em que eles declaram o amor um pelo outro, na cena do baile de máscaras e na cena em que Romeu encontra Julieta na tumba.
Além disso, esta técnica de repetir o tema em momentos chave também foi usada por Nino Rota no filme sobre o casal em 1968. O tema What is a Youth aparece na cena em que Romeu avista Julieta pela primeira vez no baile de máscaras. Talvez, este tema esteja mais relacionado ao casal do que o tema de amor de Tchaikovsky.
2. Uma ópera sobre o amor
Minha segunda indicação é a ópera I Capuleti e I Montecchi de Vincenzo Bellini (1801-1835), escrita em 1830. Esta obra foi encomendada para as festividades do carnaval e o compositor teve um mês e meio para completar o trabalho!
Se você é do mundo da música, mais especificamente uma soprano, tenho certeza que já estudou ou ouviu a ária Oh Quante Volte. É uma das partes mais famosas desta obra e uma das árias de soprano mais conhecidas no mundo da música clássica.
E se você gosta de óperas que falam sobre amor, não deixe de ler nosso outro artigo sobre a ópera Carmen de George Bizet e se emocionar.
3. Um balé para emocionar
Devo dizer que a terceira indicação é minha peça favorita e a que mais me emociona até os dias atuais. Romeu e Julieta é um balé de Sergei Prokofiev (1891-1953), escrito em 1940.
Uma lenda sobre essa obra é que Prokofiev teria tentado mudar o final da história para deixa-la mais feliz, mas a versão foi completamente rejeitada.
Por outro lado, o balé ganhou uma grande repercussão em 1965 quando Kenneth MacMillan (1929-1992) coreografou novamente todo o balé, deixando esta obra ainda mais linda.
Minha cena favorita é a que Romeu dança com Julieta na tumba achando que ela está morta. Por isso, deixo aqui um vídeo referência para que vocês possam se emocionar junto comigo!
Romeu e Julieta é um dessas histórias que não morre, apenas nos proporciona novos jeitos de se emocionar. Como vimos, esse casal é tão popular que ganhou um tema do amor e foi arranjada musicalmente por diversos compositores!
Então, qual versão você gostou mais? Deixe aqui nos comentários e venha enriquecer nossa conversa! Caso queira ver esse conteúdo em formato audiovisual, assista ao vídeo abaixo!
Sem comentários ainda