Há 50 anos o homem pisava na Lua. Foi em 20 de Julho de 1969, que Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a dar o primeiro passo na Lua. Toda essa missão se chamou Apollo 11.
Mas por que um blog de música está falando sobre a viagem espacial para a Lua? Bem, todo esse período foi marcado por inúmeros músicas criadas em cima desse tema.
Além disso, desde que o mundo é mundo, o homem é fascinado pelo universo e seus mistérios. Por isso, indicaremos 6 músicas sobre o universo para você ouvir e também contaremos sobre o famoso disco da NASA que está ai rondando a imensidão espacial.
A música das esferas
Mas antes de tudo, é muito interessante contar sobre a música das esferas. Não só temos diversas músicas sobre o espaço como se acreditava que o movimento dos planetas formava um som.
Essa é uma ideia da Grécia Clássica que foi retomada por Platão. Para ele, todo o movimento do universo formava um som que seria uma música divina.
Assim, cada um desses movimentos formava uma nota da escala musical e o cosmos seria a própria escala musical. Porém, todo esse som seria inaudível para nós humanos.
Não conseguiríamos ouvir porque já nasceríamos escutando esse som, que se torna inerente aos nossos ouvidos. É quase como se fosse nosso próprio cheiro ou cheiro das nossas coisas que os outros sentem, mas nós mesmos não conseguimos sentir porque estamos acostumados.
Somente sobre música das esferas daria para fazer outro artigo, então deixo para dissecar esse assunto em outro post aqui no blog!
Vamos, então, às indicações musicais!
1. Os Planetas de Gustav Holst
Começando, então, por uma música do mundo clássico, Os Planetas foi escrita em 1914 e é uma suíte. Assim, cada movimento dessa suíte representa um planeta. Se você não sabe o que é movimento na música, clique aqui e descubra!
Aqui, cada planeta também ganha um adjetivo. Por exemplo, Vênus seria “a mensageira da paz”, Mercúrio “o mensageiro alado”, Júpiter “mensageiro da alegria”.
Definitivamente, a música de Júpiter é muito alegre e festiva e você já deve ter ouvido em algum lugar! Ela é bastante famosa e começa bem imponente ao som dos metais!
Clique aqui para ouvir a música!
2. Space Oddity de David Bowie
Indo agora para o mundo do popular, Bowie compôs essa peça em 1969, coincidindo com a missão do Apollo 11.
Uma curiosidade sobre essa canção é que o astronauta Chris Hadfield gravou essa música no espaço, na estação espacial, em 2012, sendo o primeiro clipe musical gravado no espaço!
E esse mesmo astronauta também compôs sua própria música chamada Is somebody Singing?. A gravação dessa peça foi feita por streaming com o Canadá, onde havia outro grupo musical para acompanhar o astronauta no espaço.
3. Assim Falou Zaratustra de Richard Strauss
Essa música é a famosa música dos casamentos. Sabe aquela música que toca antes da marcha nupcial? Então, é essa daí!
Porém, essa é uma peça composta em 1986, sendo que sua introdução (o que toca nos casamentos) representa o nascer do Sol.
Além disso, se você já assistiu 2001: Uma Odisseia no Espaço com certeza ouviu essa música, pois faz parte da trilha sonora.
Clique aqui para ouvir a música!
4. Fly me to the Moon de Frank Sinatra
O mundo do jazz e do blues também tem muito espaço para o universo. Sinatra gravou essa música como uma metáfora para seus sentimentos pela pessoa amada.
Assim, essa música usa a Lua e os planetas para falar sobre seus sentimentos. O eu-lírico quer voar para a Lua, ver a primavera em Júpiter e Marte. Mas, para isso, a pessoa amada tem que segurar sua mão e dar um beijo nele.
Aliás, músicas sobre a Lua é o que não falta e daria uma playlist completa só sobre esse assunto!
5. Luna Tucumana de Atahualpa Yupanqui
Falando novamente sobre Lua, essa é uma música composta por um compositor latino-americano.
Essa música é muito característica daqueles tipos de música que tratam do cantar para a Lua, assim como o Luar do Sertão aqui no Brasil. Luna Tucumana, então, fala da Lua que acompanha muito bem seus caminhantes.
Clique aqui para ouvir a música!
6. Alô Alô Marciano de Rita Lee
Temos diversas músicas que falam sobre o espaço como uma fuga dos problemas da Terra. Porém, aqui no Brasil, temos a composição de Rita Lee que usa a música para falar com um marciano dos problemas da Terra.
Alô Alô Marciano ficou muito famosa na voz de Elis Regina, que faz uma representação fantástica dessa peça!
O Golden Record da NASA
O Golden Record é um disco lançado no espaço através das sondas Voyage 1 e Voyage 2 pela NASA. O disco é feito de cobre banhado a ouro com uma placa galvanizada de urânio-238, possuindo uma vida útil de 4,5 bilhões de anos.
Nesse disco, temos gravado vários sons da Terra: vozes, chuva, línguas diferentes, bebês chorando, som do rio. E é claro que temos muitas, mas muitas músicas!
Entre as músicas, temos peças folclóricas de diferentes países, músicas de Bach, Stravinsky, Chuck Berry e também algumas imagens. Você pode ouvir o que tem nesse disco clicando aqui!
A Nasa fez isso pensando que sondas percorrem bilhões de anos-luz e, assim, poderíamos transmitir nossos registros para alguém.
Pois é, nós temos um enorme fascínio pelo espaço sideral e por isso continuamos criando várias músicas sobre o universo! Não importa o estilo musical, clássico, rock, jazz, fazemos música sobre esse tema!
Caso queira ver esse conteúdo em formato audiovisual, assista ao vídeo abaixo!
Sem comentários ainda