capa - canto popular e canto lírico | cantora com vestido preto cantando ao microfone em um fundo preto

Muitas pessoas gostam de cantar. Cantam no chuveiro, cantam com os amigos, vivem do canto. Entretanto, existe uma pergunta que não quer calar quando se quer aprender canto: qual a diferença entre canto popular e canto lírico?

Afinal, existe uma diferença? Não é o mesmo aparelho vocal?

Neste texto, nós vamos mostrar que realmente existe diferença entre esses estilos de canto, sendo que cada uma dessas escolas exige anos de treinamento e prática.

Gif de homem cantando segurando um brócolis como microfone

Primeiramente, vamos estabelecer um consenso: um tipo de canto não é mais difícil que o outro. São aprendizados diferentes, ambos com suas facilidades e dificuldades.

Com o tempo, criou-se uma ideia de que quem canta um estilo não consegue cantar o outro, mas é tudo uma questão de treino.

Assim, engana-se aquele que acha que só pode cantar um estilo porque o outro é muito difícil: tudo o que você faz fácil hoje, um dia foi difícil. Portanto, não tenha preconceitos sem antes tentar!

Mas vamos ao que interessa!

banner - 5 dicas para cantar melhor

A diferença na estética do canto popular e canto lírico

Bem, qual seria, então, a diferença estética entre o canto popular e canto lírico?

No canto lírico, existe uma procura por um timbre vocal homogêneo. Já reparou que quem não está acostumado com a sonoridade acha que todos os cantores de ópera soam iguais?

Pois a intenção é exatamente essa! O cantor deve sim ter sua personalidade, mas o seu timbre deve ser trabalhado para se adequar a esta estética.

Já no canto popular, esta estética é um pouco mais flutuante. Ainda que exija uma maior liberdade, se prestarmos atenção percebemos que existe um padrão vocal para quem canta rock, samba, sertanejo etc. É tudo uma questão de estética!

Se quiser comparar estes padrões e sonoridades, não deixe de ler outros textos que escrevemos, com indicações de 5 cantoras e cantores que todos deveriam ouvir. Ouça e compare!

Gif escrito you got it

A diferença na emissão do som nesses estilos de canto

Outro ponto evidente é a diferença de emissão. Geralmente, o canto popular é feito através da amplificação. Portanto, não é apenas pegar o microfone e sair cantando! Isso exige uma técnica própria para o uso do microfone.

Assim, a amplificação pode dar diversas possibilidades sonoras, como a voz airosa da bossa-nova, o drive do hard rock, a voz falada do rap, entre outros timbres que não poderiam ser ouvidos por uma plateia sem a amplificação.

o canto lírico, em sua essência, utiliza o máximo de projeção da voz para que ela soe sem a ajuda da amplificação.

Assim, o cantor lírico deve ser ouvido ainda que esteja cantando com uma orquestra. Se quiser entender um pouco melhor como o aparelho vocal funciona, leia nosso texto sobre como a voz é produzida.

Hoje em dia, com os teatros massivos e espetáculos ao vivo, a amplificação foi aceita. Porém, é muito mais por uma questão matemática do que por incapacidade dos cantores.

Caso queira entender um pouco mais sobre esta sonoridade, leia nosso texto sobre o bel canto, uma das escolas de canto italiano mais conhecida no ocidente.

 

A diferença nas escolas de canto

Por último, será que existe diferença na hora de aprender canto lírico ou popular?

Sim, existe! Você pode aprender os dois (por que não?). Mas são escolas diferentes, com metodologias diferentes.

Contudo, existem também similaridades. Por exemplo, em ambas as aulas você vai aprender exercícios de respiração, percepção auditiva, e controle de ar e de musculaturas que são ativadas durante o canto.

A diferença maior está no ajuste de voz necessário para a estética escolhida. Assim, os exercícios vocais serão diferentes.

No canto lírico, é necessário um estudo muito focado na posição da laringe baixa, língua relaxada e suporte de ar. Além disso, precisa-se de uma atenção dobrada para manter a voz com um timbre semelhante desde o grave até o agudo.

no canto popular, estuda-se os registros vocais (voz de peito, voz de cabeça, mix), as mudanças corporais necessárias para que a voz se ajuste a cada registro, timbres diferentes para cada estilo, distorções (creak, drive, rasp), entre outros.

Como dissemos, um não é mais difícil que o outro. Cada um possui sua peculiaridade e isso é incrível! Podemos escolher como queremos cantar e de que modo nossa voz expressa nossa verdade.

banner - 5 livros de música que você deveria ler

Seja no canto lírico ou no popular, esperamos apenas que você cante e espalhe sua musicalidade pelo mundo afora. E não deixe de nos visitar nos comentários para deixar sua opinião e pensamentos!

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!