Bel Canto_Ópera_

Você já ouviu falar do Bel Canto? Se sim, você provavelmente é um estudante ou um amante do canto lírico. Se não, não tem problema! Este texto é exatamente para te explicar o que significa Bel Canto!

Nesse texto, você vai entender:

– A origem desse nome

– Como funciona essa técnica

– Os famosos castrati

– O fim do bel canto

dançando_bel canto

O que é Bel Canto: parece italiano, é isso mesmo?

Exatamente! Bel Canto é um termo italiano que significa “belo canto”. É uma técnica e um conjunto de padrões estéticos vocais surgidos na Itália no início do século XVIII, desenvolvido até meados do século XIX. Porém, esse termo também pode designar uma era do desenvolvimento operístico.

Em poucas palavras, o Bel Canto não possui tanta mudança de dinâmica no sentido de piano e forte, embora alguns intérpretes tenham trazido isso para suas performances. Dessa forma, sua maior característica é o domínio da intensidade da voz e um exímio controle da agilidade vocal e clara articulação das notas e enunciação das palavras.

A priori, esse termo não era reconhecido como uma escola de canto até meados de 1850, quando começou a ser descrito pelos compositores como “uma maneira de se cantar usada desde 1830”.

 

Como funciona o Bel Canto?

Para ser um bom representante do Bel Canto, são necessárias algumas coisinhas. Em relação à técnica, ela exige uma pronunciação com acentos e ênfases na prosódia do canto, como a prosódia da fala.

Portanto, o cantor deve ter muita habilidade para realizar legatos e staccatos de maneira bem distinta. Não pode ser mais ou menos, tem que ser preciso.

Nesse período, o portamento é usado entre uma nota e outra (parece brega, mas não é). Mas lembre-se: não pode ser em todas as notas! Colocar portamento em todas as notas é o mesmo que colocar ketchup em todas as comidas.

Além disso, existe também a alteração do tempo em favor da expressão (rubatto) e a divisão clara entre recitativo, ária e cavatinas (que são recheadas de coloraturas!).

Por último, você já deve ter percebido, por causa do nome, que essa técnica prioriza a performance, a beleza do som, mais do que uma ação dramática ou uma emoção romântica.

Os reis do canto: quem são os castrati?

Nesse período, vemos uma figura muito interessante surgir: os castrati. Em suma, um castrato (italiano, plural: castrati) é um tipo de voz masculina equivalente ao soprano, mezzo-soprano ou contralto.

Sendo assim, a voz é produzida pela castração do cantor antes da puberdade (isso mesmo que você leu), podendo ocorrer em quem tem uma condição endocrinológica, nunca atingindo a maturidade sexual.

Essa técnica não existe mais (por motivos bem óbvios). Contudo, ainda existem homens que, com a técnica correta, conseguem reproduzir um timbre equivalente ao de contralto ou soprano, sem precisar de cirurgia (Ainda bem!).

Os maiores representantes do Bel Canto no séc. XIX

No século XIX, o Bel Canto já estava bastante sólido e era considerado o veículo da nova era da música vocal. Seus maiores representantes são Vincenzo Bellini e Gaetano Donizetti. Para cantar as óperas desses músicos, é necessário muita técnica e um bom tempo de estudo.

Um fato interessante é que os franceses nunca foram muito chegados ao Bel Canto nem à voz dos castrati. Isso porque afirmavam que o texto ficava obscuro por causa da quantidade excessiva de notas. Já os germânicos achavam que era uma pura enrolação só para chegar de um acorde a outro.

O fim do Bel canto

Tudo o que é belo tem seu fim, não é mesmo? Nos últimos anos do século XIX, esses compositores começaram a sair de moda, dando lugar às operas de Verdi, Puccini e Wagner.

Porém, após a segunda guerra mundial, houve o Bel Canto Revival. Esse retorno à técnica veio com o advento de um grupo de maestros orquestrais e o surgimento de uma nova geração de cantores como Montserrat Caballé, Maria Callas, Joan Sutherland, Beverly Sills e Marilyn Horne, que adquiriram técnicas de bel canto.

Por fim, esses artistas deram nova vida às composições de Donizetti, Rossini e Bellini, tratando-as seriamente como música e as repopularizando por toda a Europa e América.

E você? O que acha do Bel Canto? É tão belo assim ou é só enrolação? Deixe seu comentário e volte sempre!

Glossário:

Portamento: é o deslizar de uma nota a outra conectando-as por um som.

Coloraturas: ornamentação vocal

Referências:

Johan Sundberg: Ciência da Voz

Richard Miller: Training Sopranos Voices

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!