capa - 5 vozes masculinas que você precisa ouvir

O mundo dos cantores é repleto de talentos maravilhosos e estilos musicais diferentes. Assim, fica até complicado escolher quem escutar ou mesmo descobrir coisas novas.

Por isso, neste artigo, separamos 5 vozes masculinas que você precisa conhecer com 5 tipos de canto diferentes. Assim, você pode conhecer um pouco mais sobre diversos estilos musicais e ter referências para começar a escutar cada um deles.

Além disso, já temos vários outros artigos no blog sobre canto, voz e também indicações de vozes femininas para você ouvir. É só clicar aqui para ler mais posts sobre canto.

 

1. Rolando Villazón (1972): 

Nossa primeira dica é do mundo clássico, do canto lírico. Rolando Villazón é um tenor mexicano, naturalizado francês. Ele é um dos tenores mais aclamados da atualidade e bastante versátil, tendo trabalhado não só como cantor, mas como diretor de palco, diretor artístico, escritor, entre outros.

Villazón já se apresentou em diversos palcos famosos ao redor do mundo, como o Royal Opera House, Ópera nacional de Paris, Metropolitan Opera, entre outros.

Seu talento é grandioso e acabou ficando conhecido como o “herdeiro” de Plácido Domingos, outro grande tenor spinto. Caso queria entender o que é um tenor spinto e outros tipos de vozes, leia este artigo!

Villazón ganhou vários prêmios, mas um dos mais significantes foi sua nomeação na l’Ordre des Arts et des Lettres (Ordem das Artes e das Letras), prêmio francês dados aqueles que se destacam pelo domínio artístico na França e no mundo.

2. Ney Matogrosso (1941)

Uma das grandes vozes brasileiras, Ney Matogrosso é cantor, compositor, coreógrafo, dançarino e iluminador. Interpreta diversos gêneros musicais, como bossa nova, mpb, rock, entre outros.

Seu visual de palco é uma de suas marcas registradas, vestindo-se com roupas extravagantes e com maquiagens diferenciadas. Assim, desenvolveu uma estética com visual andrógino própria que teve influência nos períodos posteriores.

Ney possui uma vasta discografia, foi considerado pela revista Rolling Stone a terceira maior voz brasileira e o 30º maior artista brasileiro de todos os tempos.

3. Nat King Cole (1919-1965)

Indo para o mundo do Jazz, Nat King Cole foi um cantor e pianista nascido nos Estados Unidos. Seu estilo era mais leve, com voz aveludada, intensa, e repleto de um repertório de músicas românticas.

Caso queira entender mais os tipos de canto, já temos outro post aqui no blog falando sobre isso. Vale a pena a leitura!

Cole viveu em uma época de segregação racial nos Estados Unidos. Assim, lutou contra o racismo sua vida toda, sendo até atacado em palco. Além disso, recusava-se a cantar em shows com plateia segregada.

Cole aprendeu música, primeiramente, na igreja de seu pai. Continuou os estudos em uma escola de música ao mesmo tempo em que frequentava os clubes da cidade. A partir daí, decidiu seguir o jazz e trabalhou com big bands até formar o Nat King Cole Trio.

Aos poucos, foi conquistando o público e fazendo sucesso atrás de sucesso! Com certeza, a voz de Cole é uma das que você não pode deixar de conhecer.

4. Tião Carreiro (1934-1993)

Voltando para o Brasil, não podíamos deixar de mencionar a música caipira. Nesse contexto, a voz de José Dias Nunes, Tião Carreiro, é uma das mais admiradas, sendo o grande responsável pela difusão desse estilo musical.

Não só Tião cantava, como também tocava sua viola, sendo o percussor do “pagode”, ritmo que criava um “recortado” ao tocar junto violão e viola caipira.

Vale falar que a música caipira era marcada pelas duplas caipiras cantando em intervalos de terças. Assim, Tião Carreiro também teve suas duplas, tocando ao lado de Pardinho e Carreirinho. Se quiser saber mais sobre esse estilo musical, leia nosso artigo.

5. Chris Cornell (1964-2017)

Por último, não podíamos deixar o rock de fora dessa lista. Chris Cornell foi um cantor, guitarrista e compositor americano, e vocalista das bandas Soundgarden, Temple of the Dog e Audioslave.

Chris é conhecido como um dos fundadores do grunge, gênero musical derivado do rock alternativo, tendo influência do punk e heavy metal.

Além disso, Cornell foi indicado 15 vezes ao Grammy, tendo vencido 3 vezes. Em 2011, ficou em 9º lugar da lista de melhores vocalistas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Essa foi nossas indicações de vozes masculinas, mas é claro que este é um mundo vasto e muitos outros talentos acabaram ficando de fora. Deixe nos comentários o que você achou dessas indicações!

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!