A nossa voz é um dos instrumentos mais interessantes e misteriosos de se estudar. Cada um possui um timbre único que pode até mesmo nos surpreender de diversas formas!
Por isso, existem vozes muito peculiares, como as vozes dos castrati. Não sabe quem são eles? Pois neste texto eu vou contar tudo o que você precisa saber sobre estas vozes que moldaram um período da história da música.
O que é um castrato?
Dentro do canto coral é bastante comum que crianças cantem a linha de soprano, quando há divisão. Isso porque suas vozes são leves e alcançam o agudo com maior facilidade que um homem adulto.
Até hoje é possível ver em algumas igrejas um coro completamente masculino, em que as crianças possuem o papel de cantar as linhas melódicas mais agudas.
Entretanto, desde meados do início do século XVI, era comum a prática de castrar (sim, você leu certo!) os meninos cantores antes que atingissem a puberdade. Deste modo, a voz mais aguda era preservada durante a maturidade.
Quando adultos, as cordas vocais masculinas crescem por volta de 63%, e a voz passa a ser mais grave que uma voz feminina comum. Com a castração, interrompe-se a liberação de hormônios sexuais masculinos. Consequentemente, esse processo suspende o crescimento natural da laringe.
É uma voz única, similar a tessitura de uma mulher adulta, e não pode ser reproduzida de outra maneira que não por meio da operação. Se você quiser saber um pouco mais sobre como a voz funciona, leia nosso outro post sobre voz!
Parece horrível, não é? Pois os castrati eram adorados em sua época. Muitas vezes a própria família quem incentivava a castração na esperança de seu filho se tornar um grande talento.
Além disso, eram convidados para se apresentar em todos os lugares: igrejas, casas de concerto, e até mesmo para o Papa!
O mais famoso de todos os castrati
Um castrato que alcançou grande sucesso foi Carlo Broschi (1705-1782). Tinha como pseudônimo o nome de Farinelli e era irmão de Riccardo Broschi, o qual era compositor.
Farinelli era conhecido por toda a Europa, uma vez que, nessa época, o cantor era uma estrela nos palcos. Assim, muitas obras foram escritas para que ele cantasse. Além disso, era um exímio cantor de capacidade pulmonar invejável.
Se você se interessou por Farinelli e quer saber mais sobre ele, deixo a indicação do filme Farinelli – Il Castrato de 1994. Ele conta, de maneira romanceada, um pouco sobre a história deste grande cantor e como era sua relação com os compositores, o público e seu irmão.
Hoje em dia não existem mais castrati, por motivos bem óbvios, mas ainda temos um registro (infelizmente bem precário) do último castrato que se teve conhecimento. Seu nome era Alessandro Moreschi (1859-1922).
Contratenor é o mesmo que castrati?
Não! Castrati é uma prática proibida!
Em outro post aqui do blog, falei sobre a divisão das vozes. Uma dessas vozes é o Contratenor, uma voz masculina bastante aguda.
Porém, o Contratenor não envolve castração (obviamente), mas sim é uma técnica diferente. Basicamente, o cantor desenvolve sua região do falsete, dominando uma tessitura similar a de um contralto ou mezzo-soprano.
Se você quiser compreender um pouco mais sobre como funciona esta classificação vocal, leia nosso artigo.
Para emitir este som é preciso um treinamento específico. Assim, alguns cantores possuem uma fisiologia que permite alcançar notas agudas sem o uso do falsete, com a voz totalmente plena.
Hoje em dia são estes cantores que tomam os palcos nos papéis que um dia foram interpretados por castrati, como Orfeo de Orfeo ed Euridice, Romeo de I Capuleti ed i Montecchi, e Cesare de Giulio Cesare.
Contratenor é uma voz belíssima e fico feliz que alguns cantores se arrisquem nesta aventura de estudar uma técnica vocal tão peculiar. Você já ouviu essa voz? O que achou da voz de Alessandro Moreschi? Comente aqui embaixo!
Essa é a enésima vez que leio esse artigo de vocês e fico me perguntando a minha classificação vocal. Já fiz aula de canto durante alguns meses, mas, até aquele momento, pensava que era tenor. Mas tem tantas pessoas que dizem que eu sou contratenor. Tenho dúvidas… Fui perguntar ao meu antigo professor e ele disse que essa classificação não existe kkkk essa classificação é só pra cantores líricos? Desculpa a pergunta, mas eu não entendo mesmo.
boa pergunta kk eu tbm sou tenor mas ja me disseram q sou contratenor kkk, o termo contratenor é utilizado para classificar omens q conseguem fazer notas femininas, porem o termo “contratenor” não é oficial, ou seja não existe essa classificação oficialmente,
os contratenores na vdd são tenores com extensões surpreendentemente maior que a de um tenor padrão! espero te ajudado!
Eu fiz uma análise com um outro professor. E, pelo que ele avaliou, sou contratenor mesmo.
Andreas Scholl é um contratenor magnífico!
Eu amoooooo demais os contratenores ❤❤
Sou apaixonada pela voz deles 😊😊
E admiro muito os castrati pela coragem, talento e dedicação à musica ❤❤