capa - músicas clássicas em trilhas sonoras

Você já assistiu a um filme, ouviu a trilha sonora e pensou “eu conheço essa música”? Pois um recurso comum dos diretores é utilizar música clássica em suas trilhas sonoras! Então, separamos 5 músicas clássicas que foram utilizadas em trilhas sonoras para você!

músicas clássicas em trilhas sonoras

1. Peer Gynt Suite No. 1, Op. 46: IV. In the Hall of the Mountain King de Edvard Grieg

Peer Gynt é uma peça teatral do norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). Foi o próprio Ibsen quem escreveu para Edvard Grieg (1843-1907), pedindo para ele compor a música para a peça.

Assim, Grieg compôs uma obra incidental, ou seja, uma música criada para acompanhar uma peça teatral, criando uma ambientação para a cena.

Porém, a parte mais famosa é chamada “In the hall of the Montain King” (Na Gruta do Rei da Montanha) e acabou virando uma suíte, sendo apresentada por orquestra sem a presença de atores. Nessa parte da história, Peer está querendo fugir do rei da montanha, você consegue imaginar?

Já na mídia cinematográfica e televisiva, esta música é utilizada em momentos em que um plano está sendo construído, algo está sendo tramado. Ela começa lenta e suave, e seu som vai crescendo, se intensificando, perfeita para a criação de uma cena de suspense. Podemos encontra-la, por exemplo, em A Rede Social e Johnny English 2, uma das melhores cenas do filme.

 

2. Toccata e Fuga em D menor para órgão de Johann Sebastian Bach

Escrita entre 1703 e 1707, esta é uma música que temos certeza que você já ouviu e associa a filmes de terror e, se você assistiu a Fantasia, deve se lembrar dessa música.

Toccata é uma obra musical feita para ser tocada por um instrumento específico, no caso desta obra, o órgão. Já a Fuga é um estilo de composição contrapontístico e polifônico, ou seja, com muitas linhas melódicas. Nela, existe um tema que será repetido por todas as vozes em momentos distintos, como se uma linha melódica estivesse fugindo da outra.

Podemos ver esta música em filmes como A Corrida do Século de 1965 e A Árvore da Vida de 2011.

3. Carmina Burana: Fortuna Imperatrix Mundi de Carl Orff

Esta é uma das músicas clássicas mais conhecidas até mesmo por quem não tem interesse algum por música clássica.

É a primeira e a última música da obra Carmina Burana. Se você quiser entender um pouco mais sobre esta obra, leia nosso post em que fizemos uma descrição completa desde os achados nos mosteiros até a composição de Orff.

Podemos encontra-la no cinema em Excalibur de 1981 e Beowulf de 2007. Na cultura pop, encontramos a obra em How I Met Your Mother no episódio Slapsgiving 3.

Clique aqui para ouvir.

 

4. Dies Irae – Requiem de Verdi

O que seria de uma cena de batalha sem uma música grandiosa? Pois este excerto do Requiem de Verdi é uma das obras mais utilizadas para representar um momento de batalha, junto com uma outra obra muito famosa: a Valsa das Valquírias de Richard Wagner.

Requiem é uma missa fúnebre e segue o texto litúrgico necessário para tal situação. Um dos cantos desta missa se chama Dies Irae e significa Dia da Ira, também conhecido como o Dia do Juízo Final.

Assim, é um hino em latim do séc. XIII baseado na passagem bíblica de Sofonias 1; versículos 15 e 16. Provavelmente por isso seja utilizado em filmes com uma temática mais fatalista.

Ela aparece no trailer de Mad Max: A Estrada da Fúria, mas não entrou na trilha sonora oficial do filme. Entretanto, se analisarmos a trilha sonora original, podemos ver que existem referências musicais que lembram a obra de Verdi.

5. Nessum dorma – Turandot de Giacomo Puccini

É claro que não podíamos deixar os cantores de fora desta nossa lista, então separamos uma das canções mais celebradas do mundo da ópera.

Esta canção já consagrada faz parte da ópera Turandot (1926) de Giacomo Puccini (1858-1924) e está presente no último ato. Puccini escreveu diversas óperas que são mundialmente famosas como La Boheme, Tosca, e Madama Butterfly.

Vale falar que não é apenas esta ária de ópera composta por Puccini que entrou para a cultura pop. O Mio Babbino Caro é uma ária para soprano da ópera Gianni Schicci. Aparece em uma cena hilária de As Férias de Mrs. Bean, quando ele a interpreta na praça a fim de ganhar alguns trocados para continuar sua viagem.

Uma incrível cena de ação e suspense é criada em cima desta ária em Missão Impossível: Nação Secreta. Também está na animação Sing, na cena do lava-carros, e nos filmes Mar Adentro e A Soma de Todos os Medos.

Clique aqui para ouvir.

Se quiser assistir este conteúdo em formato audiovisual, veja o vídeo abaixo:

Música clássica e trilhas sonoras sempre tiveram um vínculo forte e com certeza algumas obras não foram citadas aqui, então tragam esta discussão para os comentários! Quais outras obras podemos citar?

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!

Assine nossa newsletter!

Acompanhe o musicalidades!