“Dó, um dia, um lindo dia
Ré, reluz é ouro em pó
Mi, assim que eu chamo a mim
Fa, é facil decorar…”
Quem nunca ouviu os nomes das sete notas musicais? Mesmo que você não saiba como elas soam, quase todos já ouviram, pelo menos uma vez, a famosa sequência DO RE MI FA SOL LÁ SI.
Mas você sabe por que elas possuem esses nomes? E quem disse que elas tinham que se chamar assim? Neste artigo, iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre as notas!
Antes de tudo, havia sons…
Então vamos começar pelo início. Uma das características mais importantes do som é a altura. Existem sons que possuem alturas indefinidas, como barulhos, e sons que possuem alturas definidas. Mas não se confunda! Não estamos falando de volume, mas sim de altura: agudo ou grave.
Por muito tempo a música foi passada de geração em geração pela tradição oral. Porém, em algum momento tornou-se necessário padronizar estes sons. Assim, até o século XI, a altura era a única característica musical grafada no papel junto da letra.
Os sistemas de altura das notas musicais
Do século V ao século VII, o sistema de neumas foi aperfeiçoado e sistematizado no papel. Neste sistema, não era possível definir uma altura exata, mas já continha a ideia de melodia.
Por volta do século IX, desenvolveu-se um princípio de pauta. No começo era só uma linha vermelha que representava a nota fá. Posteriormente, foi acrescentada uma segunda linha, desta vez amarela, representando a nota dó.
Guido D’Arezzo (992-1050) introduziu um sistema de quatro linhas (inclusive, o canto gregoriano ainda utiliza as quatro linhas). Contudo, foi só no século XVII que o pentagrama passou a ser usado como padrão por todos os músicos.
Como surgiram as claves musicais?
As claves surgiram daquelas linhas: vermelha e amarela. A partir de uma nota de referência nesta linha, é possível grafar sons mais agudos e sons mais graves do que ela.
Sendo assim, a clave é um sinal colocado no início da pauta que dá nome a esta nota de referência. Assim, a partir dela, podemos nomear as outras notas: a clave de Sol indica onde está a nota Sol. A de Fá, a nota Fá. A de Dó, a nota Dó.
Quem colocou nome nas notas musicais?
Novamente, Guido D’Arezzo foi responsável por sugerir que as notas fossem nomeadas a partir da primeira sílaba de cada verso do Hino a São João Batista, cantado em latim.
Cada uma das frases começa com uma das notas da escala de Dó Maior e se desenvolve de maneira ascendente.
Nesta primeira nomenclatura, a sequência era a seguinte: ut re mi fa sol la e si. Se você observar, a nota Si não está nos versos, porém ela se fez através da junção do S de Sancte e J de Johannes. Com o passar do tempo, mudou-se a sílaba ut para dó.
Pronto, agora você já sabe de como surgiram as notas musicais e quem as nomeou. Estudar história da música nos dá oportunidade de entender cada vez mais como a música se transformou ao longo destes séculos.
Se quiser ver este conteúdo em audiovisual, assista ao nosso vídeo da playlist Anatomia da Partitura e aprenda mais sobre o assunto!
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