Diversos instrumentos de cordas: harpa, violão, alaúde, violino, guitarra

Quando pensamos em instrumentos de cordas, qual é o primeiro que vem a nossa cabeça? O violão? A guitarra? Mas Saiba que existem muitos outros com diversas maneiras de se tocar! Neste texto você verá:

• O que são instrumentos de cordas
• As Cordas friccionadas
• As Cordas percutidas
• As Cordas pinçadas ou dedilhadas

Vamos conhecer estes instrumentos!

 

Moça de biquíni em barco com as mãos para cima gritando

O que são instrumentos de cordas?

Basicamente, os instrumentos de cordas são aqueles que possuem cordas em sua composição. Essa corda é estendida e fixada em dois pontos do instrumento, ficando tensionada. 

Assim, o som é formado através da vibração desta corda tensionada, que pode ser provocada pela fricção, percussão ou através do dedilhado. Essa composição de tensões, tamanhos e maneiras de tocar a corda dá origem a diversos tipos de instrumentos de cordas.

As cordas friccionadas

Os instrumentos de corda friccionadas são aqueles que sofrem uma fricção provocada por um arco na corda. Esses instrumentos possuem muita riqueza nos sons harmônicos, e você deve conhece-los como os integrantes da família do violino, por exemplo.

É importante lembrar que, na verdade, qualquer instrumento de corda pode ter suas cordas friccionadas por um arco. Porém, isso não significa que o som emitido será agradável de se ouvir.

Alguns destes instrumentos são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, rabeca, viola da gamba, octobaixo, entre outros.

Homem tocando um violino, um instrumento de cordas friccionadas (toca-se com um arco)

As cordas percutidas

Os instrumentos de cordas percussivas são aqueles em que a corda é atingida por uma baqueta ou um martelo. Sim! Encontramos nesta categoria o piano, por exemplo.

piano de armário aberto, aparecendo todo seu mecanismo, como as cordas e os martelos

Nestes instrumentos, quando a corda é percutida e não é impedida de vibrar, seu som dura por um longo tempo. Geralmente cada corda possui uma afinação, e como não é necessário o uso das mãos para mudar afinação, é possível realizar lindas melodias e harmonias.

Um instrumento que acaba não entrando nesta regra é o berimbau que possui apenas uma corda a ser percutida. Sua afinação, ou seja, o comprimento da corda a vibrar, é controlado por uma moeda ou um anel metálico usado em uma das mãos.

dois homens tocando berimbau, instrumento de cordas percutidas

As cordas pinçadas ou dedilhadas

Nesta categoria, encontramos os instrumentos em que podemos pinçar as cordas com um plectro ou dedilha-las.

Dentre os instrumentos que usam os dedos ou palhetas temos o violão, a viola caipira, o contrabaixo, a guitarra, o banjo. O modo como a corda é acionada com os dedos, ou as unhas, ou uma palheta, muda ligeiramente o timbre do som, dando uma variedade de cores para o instrumento.

E você deve estar se perguntando: mas o que é um plectro? É um pequeno objeto usado para “beliscar” as cordas do cravo, por exemplo. Também é semelhante a uma palheta.

Pelo fato de as cordas serem “beliscadas” para emitir um som, ele possui um ataque mais brusco e tende a durar por tempo determinado, e à medida que a vibração diminui o som diminui junto.

Os instrumentos de cordas possuem uma variedade enorme de cores e timbres e esperamos que você tenha encontrado novos sons!

Se quiser ver este conteúdo em formato audiovisual não deixe de ver nosso vídeo abaixo.

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!

Assine nossa newsletter!

Acompanhe o musicalidades!