Capa: 3 Dicas para se manter ativo na quarentena

O ano de 2020 prometia grandes mudanças desde seu início. O que ninguém imaginava é que tais mudanças seriam tão drásticas e afetariam o mundo todo.

Com uma reviravolta tão grande em nossas vidas, algumas pessoas se viram perdidas em um mundo de cursos online, ioga e lives de duplas sertanejas.

Para nós músicos, tudo também virou de cabeça para baixo. Por isso, para ajudar na sua vida musical, aqui estão 3 dicas de como se manter ativo durante a quarentena.

criar uma rotina na quarentena

1. Crie uma rotina

Sabemos que parece besteira dizer isso, mas realmente faz muita diferença criar uma rotina para se manter ativo na quarentena sem se estressar.

Primeiro passo é pegar um caderno, sentar e pensar o que você quer fazer, onde quer colocar seu esforço e tempo nesta quarentena. Você quer descansar mais? Estudar? Ler? Ver filmes? Ensaiar mais? Faça uma lista com tudo.

Em outro papel, monte uma tabela com seus horários do dia e da semana. Agora é só encaixar cada tarefa em um horário disponível. “Nossa! Mas precisa mesmo colocar tudo no papel?”. Bem, neste caso sim. Desse jeito você pode visualizar todo o tempo que tem e como pode aproveitá-lo.

Mas cuidado! Tudo isso é para te ajudar, não para te deixar ainda mais ansioso. Isso é apenas um guia para criar uma rotina. Se quiser um exemplo de rotina, veja este vídeo em que conto o que tenho feito durante a quarentena. 

Lembre-se de separar um tempo para descanso, é de extrema importância descansar mesmo para aqueles com sede de produzir. E para os competitivos de plantão: que tal criar metas? Estude x horas por semana, leia x páginas por dia, veja x filmes por fim de semana.

Você se conhece melhor do que ninguém. Explore o seu modo de ser mais ativo. Claro, sempre com respeito pelo próprio corpo e mente.

Planejar a quarentena

2. Invista na internet

Estamos sendo bombardeados diariamente com coisas acontecendo na internet, e é até difícil filtrar toda essa quantidade de informação. Porém, é possível tirar proveito disso.

Aproveite este tempo para expandir seu conhecimento. Muitas instituições estão dando acesso gratuito a cursos online ou mesmo dando desconto em outros cursos para facilitar o acesso.

Você pode escolher um curso na sua área ou até mesmo em uma área completamente diferente! Lembre-se que ser musicista também significa conhecer outras linguagens. Então, aproveite para fazer um curso de artes, comunicação ou aprenda uma nova língua!

Outro exemplo é procurar por conta conteúdos educativos. Este querido blog é um exemplo. Que tal passar pelos outros textos aqui presentes e saborear deliciosas leituras sobre o mundo da música? Nosso canal no youtube e IGTV também está recheado de conteúdo de qualidade feito para vocês. Não deixe de conferir!

Também estão acontecendo diversas lives musicais na internet gratuitamente. É um bom momento para apreciar mais música. Venha ver nossas lives feitas tanto no youtube como no instagram!

E claro, lembre-se de usar a internet para se conectar com quem você gosta e continuar perto dessas pessoas. É só colocar todo esse tempo lá naquela tabela da qual já falamos.

 

3. Solte sua criatividade

Isso mesmo! Liberte-se! Brinque mais! Somos musicistas, somos artistas, precisamos deixar nossa criatividade voar. Que tal usar o tempo que antes você gastava indo ao trabalho para experimentar coisas completamente novas?

Pegue seu instrumento e brinque com ele! Explore, crie sons. Procure sonoridades diferentes no youtube e tente entender como aquele som foi feito. Crie uma música!

Coisas muito interessantes brotam deste tipo de experiência. Lembre-se que no ócio muita gente também criou muita coisa legal.

E uma última dica bônus: Permita-se descansar.

Essas foram nossas 3 dicas para se manter ativo na quarentena. E você? O que tem feito nesta quarentena? Conte para a gente! Se quiser ver este conteúdo em formato audiovisual, assista ao vídeo abaixo:

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!

Assine nossa newsletter!

Acompanhe o musicalidades!