capa - instrumentos inusitados

Violino, violoncelo, violão, guitarra, bateria, piano. Quase todo mundo conhece um desses instrumentos. Pois é, são instrumentos muito comuns encontrados facilmente ao redor do mundo.

Porém, entre tantos instrumentos, sempre existem alguns não muito usados e desconhecidos pela grande maioria. É exatamente sobre isso que iremos falar neste artigo. Escolhemos 7 instrumentos musicais inusitados.

Mas não é porque são desconhecidos que seu som é feio, pelo contrário, muitos têm uma sonoridade magnífica! Então, vamos lá!

 

1. Harmônica de Vidro

Esse instrumento não é tão desconhecido assim, mas pouco comum no mundo da música. A Harmônica de Vidro é um idiofone friccionado, ou seja, o som é formado através da vibração. Foi inventado por Benjamin Franklin a partir do copofone.

Toda a sua composição é feita de taças de vidro de vários tamanhos, encaixando-se uma nas outras. O eixo, então, gira as taças e, para tocar, é só encostar os dedos umedecidos, fazendo a vibração.

harmonica de vidro

Clique aqui para ouvir.

 

2. Berimbau de boca

Esse instrumento pode ser feito de metal ou de bambu. Chama-se berimbau de boca, pois é tocado com a boca e tem o som parecido com um berimbau convencional. Para tocar este instrumento, basta colocar a boca na parte estreita, friccionar a lingueta e dedilhar o resto para ter as notas.

O mais curioso é que, possivelmente, este é um dos instrumentos mais antigos que se tem conhecimento, sendo encontrado em diversas culturas, tendo uma origem incerta.

berimbau de boca

Clique aqui para ouvir.

 

3. Balalaika

A balalaika é um instrumento de origem russa, sendo símbolo da música deste país. Pode até não ser tão comum aqui no Brasil, mas é muito popular na Rússia.

Seu corpo parece um triangulo relativamente grande, tendo apenas 3 cordas para se dedilhar. Pode ser tocada com dedos ou palheta.

Além disso, há outros tamanhos de balalaika entre graves e agudos, formando uma família de 5 instrumentos. Saiba mais sobre a origem da balalaika e de seu nome clicando aqui.

balalaika

Clique aqui para ouvir.

 

4. Teremim

Outro instrumento um pouco mais conhecido é o teremim. Foi inventado pelo russo Lev Sergeevich Termen em 1920. É um instrumento eletrônico, tendo 2 antenas de metal: uma controla o volume e a outra a frequência (ou seja, as notas).

O mais interessante deste instrumento é a forma como se toca, pois o músico nem encosta no instrumento. Isso porque as antenas percebem a posição da mão do músico. Essas mãos oscilam a frequência das antenas e alteram seu volume, dando as notas e suas intensidades sonoras.

instrumentos inusitados: teremim

Clique aqui para ouvir.

 

5. Kalimba

A kalimba também é um idiofone, porém dedilhado. Além disso, faz parte do grupo dos lamelofones. Isso significa que é composto por várias placas finas de metal fixadas em uma extremidade, enquanto a outra é livre.

A origem deste instrumento não é muito precisa, tendo indícios de origem africana, porém com o nome de “mbira”. Além disso, sua estrutura sofreu diversas mudanças de acordo com a região e cultura, tendo também denominações diferentes.

A versão mais moderna da Kalimba é uma caixa retangular com uma boca e teclas de metal, tocando-se com os polegares. Seu som parece uma caixinha de música.

instrumentos inusitados: kalimba

Clique aqui para ouvir.

 

6. Violoncelo da spalla

Bem, o violoncelo é um instrumento bastante comum. Entretanto, este tipo da spalla não é muito frequente nas salas de concerto.

O violoncelo da spalla, também conhecido como cello da spalla, é um pequeno violoncelo tocado apoiado no peito e no ombro. Seu tamanho tem, em geral, 75 cm.

Presume-se que sua origem é do período barroco. Assim, é possível que Bach tenha tido contato com este instrumento e que alguma de suas músicas fossem feitas para ele e não para o cello comum.

Não sabe quais são todos os instrumentos de uma orquestra? Clique aqui para ler o artigo que explica tudo isso!

cello da spalla

Clique aqui para ouvir.

 

7. Khaen

Por fim, o Kahen é um instrumento de origem Asiática (do Laos), sendo um órgão de boca. Assim, é feito por tubos de bambu de diferentes tamanhos, com uma madeira oca no meio, onde se assopra.

instrumentos inusitados: khaen

Clique aqui para ouvir.

 

Esses foram nossos 7 instrumentos musicais inusitados. Gostou de algum deles? Já viu outro instrumento incomum? Deixe nos comentários!

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!