Quem foram os trovadores? | poesia, cantigas e música medieval

“Ai flores, ai flores do verde pino / se sabedes novas do meu amigo! / ai Deus, e u é? / Ai flores, ai flores do verde ramo, / se sabedes novas do meu amado! / ai Deus, e u é?” – Dom Dinis

Esses são os versos, talvez, mais célebres da literatura galego-portuguesa. As famosas cantigas de amigo, de escárnio e de maldizer, portanto, fazem parte da literatura portuguesa medieval.

Neste contexto, temos a figura central do trovador e o movimento literário conhecido como trovadorismo. Mas quem foram os trovadores, como eles surgiram e como isso se conecta com a história da música? É justamente sobre isso que este artigo vai falar: os trovadores e a música medieval.

Já temos outro artigo no blog sobre cantigas. Sugerimos que você leia para complementar esta leitura.

quem foram os trovadores: alaúde e vielle
Vielles e Citole (El Escorial, Biblioteca del Real Monasterio)

Quem foram os trovadores?

Os trovadores eram artistas da nobreza do período medieval, em oposição aos jograis que eram das classes inferiores. A sua própria origem já está conectada com a música, pois compunham as poesias e as melodias para se acompanharem ao alaúde, por exemplo. Algo como poetas-cantores.

Assim, poesia e música estavam fortemente conectadas neste período e, a essa união feita pelos trovadores, dava-se o nome de cantigas trovadorescas. Como mencionamos na introdução, as cantigas mais comuns eram as de amigo, escárnio e maldizer.

A origem dos trovadores é em Provença, na França, como troubadours. Porém, se espalharam para o resto da Europa. Em Portugal, estima-se que os primeiros trovadores surgiram ali por volta do séc. XII. Portanto, cada região da Europa teve uma característica peculiar para seus trovadores e estilos musicais.

Trovadores. Anônimo alemão (séc. XIV).
Trovadores. Anônimo alemão (séc. XIV).

Entre os trovadores galego-português estão Dom Dinis I, João Garcia de Guilhade, João Soares de Paiva, Afonso Sanches e Dom Pedro Afonso.

Se você gosta de música antiga, ou seja, medieval, renascentista e barroca, vale muito a pena ouvir essas cantigas. Caso queira entender mais sobre música antiga, assista a esse vídeo.

A origem do nome “trovador”

Já o nome “trovador” tem sua origem nas “trovas”, que nada mais são do que composições poéticas caracterizadas pelas rimas.

Assim, as trovas são 4 versos em redondilha maior (7 sílabas), contendo apenas 1 estrofe. Desse modo, as pessoas que compunham essas trovas eram chamadas de trovadores.

Como os trovadores viviam?

Em sua origem mais restrita, os trovadores seriam os cortesãos. Assim, cantavam suas poesias nas cortes, tendo uma temática política, social e religiosa.

Miniatura do trovador Perdigon.

Além disso, os trovadores eram itinerantes, não ficando sempre na mesma corte, estabelecendo trocas culturais. Sobre isso, Barros afirma que, em uma conotação mais ampla, os trovadores seriam todos aqueles poetas-cantores que circulavam pela Europa na Idade Média (2008, pág.2).

Inclusive, se considerarmos esse quadro amplo, poderíamos até incluir os goliardos segundo o autor. Os goliardos eram clérigos medievais itinerantes que cantavam sobre a vida mundana.

Aliás, eles são os autores do Códex Buranus da famosa peça, Carmina Burana. Temos outro artigo aqui no blog destrinchando as poesias e história de Carmina Burana, é só clicar aqui para ler.

Porém, ao falar do movimento literário do trovadorismo é a figura do poeta-cantor de origem nobre que viaja de corte em corte cantando sobre amor cortesão, entre outros assuntos, que é levada em consideração.

 

O que foi o trovadorismo?

Agora que já entendemos os trovadores, já podemos compreender este movimento literário conhecido como trovadorismo.

Em Portugal, o trovadorismo é a sua primeira manifestação literária que se divide naqueles tipos de cantigas: amigo, maldizer, escárnio, entre outras. Todo esse movimento literário vai do séc. XII até meados do séc. XIV.

Além disso, toda essa poesia estava escrita em galego-português, que era a língua falada no período medieval em Portugal.

Outro ponto importante é que o estilo musical do trovadorismo era popular, em oposição à música litúrgica daquele período, como o canto gregoriano. Porém, isso não significa que na literatura trovadoresca não existisse temas religiosos, pois existiam. Entretanto, eles não eram litúrgicos, ou seja, cantados nas cerimônias religiosas.

Por fim, vale falar que a grande maioria dos trovadores eram homens (embora houvesse algumas trovadoras). Contudo, muito dos eu-líricos destes poemas são femininos, sendo personificados, portanto, por um homem.

 

O registro das poesias trovadorescas: os cancioneiros

Bem, todo esse movimento literário teve seu registro em pergaminhos. O conjunto de várias poesias/cantigas trovadorescas é chamado de Cancioneiros. Entre os cancioneiros conservados, temos o Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional.

Vale falar que os cancioneiros recebem esse nome de acordo com o lugar em que são encontradas as coletâneas. Assim, o da Ajuda foi encontrado no Palácio Nacional da Ajuda, o da Vaticana, na Biblioteca do Vaticano, e assim por diante. Inclusive, a cantiga que abriu este artigo faz parte do Cancioneiro da Vaticana.

Além disso, os manuscritos destas cantigas são uma verdadeira arte, pois são cheios de arabescos, iluminuras e letras enfeitadas. São coletâneas muito belas.

Miniatura do Marcabru em um cancioneiro.
Miniatura do Marcabru em um cancioneiro.

Em relação à música, essa é pouco notada nos cancioneiros. Em geral, as poesias estão preservadas, mas nem sempre a música foi totalmente copiada no pergaminho.

Por isso, quase toda interpretação musical destas cantigas são frutos de extensa pesquisa musicológica, levando em consideração os instrumentos que existiam neste período e como outras músicas medievais foram notadas.

Cantigas de amigo de Martin Codax. Pergamino Vindel (Pierpont Morgan Library, New York, Vindel MS M979).

As cantigas: amigo, escárnio e maldizer

Essas cantigas não são os únicos tipos de cantiga deste período, porém são as mais encontradas nos cancioneiros.

Cancioneiro da Ajuda (A 163): Página 1.
Cancioneiro da Ajuda (A 163): Página 1.

Cantiga de Amigo

Esse tipo de cantiga tem por características principais o eu-lírico feminino e a temática da saudade de um amado. Assim, amigo, na verdade, é namorado.

Entre as lamentações deste tipo de texto, estão a felicidade de um encontro próximo com seu amado, a tristeza de ele ter ido para a guerra ou a tristeza de sua ausência. Ai flores, Ai flores do verde pino é uma cantiga de amigo, já que lamenta não saber onde está o seu amado.

Cantigas de Escárnio

Essas cantigas são sátiras indiretas a uma pessoa. Desse jeito, a poesia está repleta de trocadilhos, ambiguidades e ironias.

Cantigas de Maldizer

Essas cantigas também são sátiras, porém diretas. Tem o uso de muitas palavras de baixo calão ou até mesmo agressão verbal. Além disso, pode conter também obscenidades e zombarias.

Para encontrar cantigas galego-portuguesas, visite este site.

 

A música das cantigas trovadorescas

Como mencionamos, não há muitos registros de como era a parte musical destas cantigas. Assim, é necessário levar em consideração outros materiais do período, como as iluminuras de pessoas tocando instrumentos, além das poucas anotações musicais que existem nos cancioneiros, para criar possíveis interpretações dessas músicas,

Durante a Idade Média, essas canções populares costumavam a ter textura monódica. Isso quer dizer que não havia linhas musicais diferentes sendo cantadas, apenas uma. Além disso, os instrumentos comuns de se acompanhar uma música seriam o alaúde, a cítola ou a viela.

Além disso, a melodia poderia estar anotada, porém era raro ter indicações das linhas instrumentais que acompanhavam as vozes.

As cantigas de Santa Maria

Dentre as várias cantigas galego-portuguesas, tem uma coleção riquíssima de 427 composições chamada Cantigas de Santa Maria (uma das minhas músicas medievais prediletas).

Symphonia de Cantiga 160, Cantigas de Sta. María de Alfonso X El Sabio, Códice de El Escorial. (1221-1284) G.Rosa [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/)]
Symphonia de Cantiga 160, Cantigas de Sta. María de Alfonso X El Sabio, Códice de El Escorial. (1221-1284) G.Rosa [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/)]
Alfonso X, O Sábio (Burgos 1221-Sevilla 1284), rei de Castilla y de León (1252-1284).
Alfonso X, O Sábio (Burgos 1221-Sevilla 1284), rei de Castilla y de León (1252-1284).

O conteúdo das cantigas podem ser divididos em 2 grupos: milagres de Nossa Senhora, relatando histórias e milagres da virgem; louvor a Nossa senhora, com caráter de devoção e oração.

Como mencionei sobre as características da música medieval, as Cantigas de Santa Maria também têm textura monódica, como as líricas trovadorescas, ritmo marcado, estilo silábico (não há melismas) e acompanhamento de instrumentos musicais.

Já a estrutura musical, é um virelai, em sua maioria. O virelai é uma forma poética medieval que tem um refrão e é estrófico, dividindo-se da seguinte maneira: AA BB C ou AA BB AA. Além disso, podemos dizer que estão no âmbito da música popular, pois não faziam parte da liturgia da Igreja, mas eram cantadas em festas religiosas.

Os cânticos de santa maria.
Os cânticos de santa maria. Disponível em: https://www.wdl.org/pt/item/7327/

Deixo aqui abaixo as Cantigas de Santa Maria, interpretada pelo conjunto de Jordi Savall. Não deixe de ouvir! Outro elemento fantástico desses livros para você conferir são suas iluminuras, como mencionei anteriormente.

Para terminar…

A poesia e música trovadoresca são riquíssimas e você não pode deixar de conhecer. O site Cantigas Medievais Galego-Portuguesas tem interpretações dessas cantigas musicadas, além de você poder ver as letras, manuscritos e suas iluminuras. Lá você encontra um verdadeiro acervo dessas cantigas e pode aprender mais sobre elas.

Saber quem foram os trovadores, o que é o trovadorismo e suas cantigas nos faz também ter conhecimento histórico, já que muitas dessas cantigas relatam acontecimentos corriqueiros e a vida cortês dos trovadores.

Além disso, também podemos entender o quanto essa cultura da canção se faz presente até os dias atuais. Claro, tem diferenças estilísticas enormes, mas continua sendo um lugar comum da música popular. Quer saber o que é canção? leia este artigo.

Deixe aqui nos comentários o que achou das cantigas, já tinha ouvido uma?

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