capa - 3 grupos vocais que você precisa conhecer

A voz é um dos instrumentos mais incríveis e versáteis que possuímos. Não pagamos nada por ela. Além do prazer de cantar, quão delicioso é poder cantar em grupo!

Existem diversas maneiras de cantar em grupo, podendo ter grupos vocais grandes, pequenos de diferentes tipos de repertório, como moderno ou clássico. É um leque de oportunidades.

Neste artigo, trouxemos 3 grupos vocais que todos deveriam conhecer. Não esqueça de dar uma olhada em nossos outros textos sobre como a voz é produzida e por que cantar!

 

grupos vocais cantando

1. Voca People

Este é um dos grupos vocais mais interessantes já formado. É um grupo vocal israelense constituído por 5 homens e 3 mulheres. Foi criado em 2009 e fez muito sucesso já nos anos seguintes.

Sua técnica é baseada no canto a cappella, ou seja, sem acompanhamento instrumental. Além do canto, também desenvolveram a técnica do beatbox. Assim, o grupo acaba sendo composto por 5 cantores e 3 percussionistas corporais.

Em sua caracterização, se vestem com roupas sociais brancas, pintam o rosto de branco deixando apenas os lábios vermelhos e escondem o cabelo. Além disso, os integrantes se denominam “cantores comediantes” e apresentam um show divertido e irreverente com diversos arranjos da música pop.

grupos vocais: the voca people

Seus participantes são nativos do Planeta Voca, localizado atrás do sol, onde todas as comunicações são feitas através da música e expressões faciais. Sua nave encontrou a Terra, local de multiplicidade vocal inimaginável e por aqui ficaram.

Clique aqui para ouvir.

 

2. The King’s Singers

Atravessando o oceano, encontramos na Inglaterra um tradicional grupo – também a cappella -, The King’s Singer. Fundado em 1968 por 6 alunos da universidade de Cambridge, este grupo é formado apenas por homens.

É constituído por baixo, barítono, tenor 2 e tenor 1, e dois contratenores. Se quiser entender um pouco mais sobre esta voz específica, não deixe de ler nosso outro texto sobre Contratenor.

Com esta divisão, temos vozes graves, agudas e “um pouco mais agudas”, de modo que seu repertório não se limita apenas a obras para vozes masculinas.

Sua popularidade cresceu entre as décadas de 1970 e 1980 chegando a ganhar um Emmy em 1987 e diversos Grammys ao decorrer da carreira. Uma vez que são um grupo de mais de 50 anos, sua formação já mudou diversas vezes.

É muito interessante perceber como um grupo apenas com vozes masculinas possui um repertório tão vasto, indo de canções tradicionais, clássicos do canto coral à arranjos modernos e até mesmo música pop. Alguns compositores escreveram obras especificamente para o grupo.

3. Ordinarius

Que tal uma pitada de música brasileira? Este grupo é formado por 7 integrantes, 3 mulheres e 3 homens e 1 compositor. Já seu repertório é formado majoritariamente por arranjos de canções brasileiras.

O início do grupo se deu por concertos didáticos com uma concepção um pouco mais teatral. Com o tempo, essas ideias passaram para o vídeo e tomaram a internet. 

Ainda que seja um sexteto com arranjos a cappella, nada impede que a criatividade domine com a inserção de um violão, um cavaquinho, ou percussão. Além disso, o grupo já realizou shows por todo o Brasil e também na Europa e América Latina.

Em 2019, iniciaram uma turnê pelos Estados Unidos levando sua arte para 10 cidades de 4 estados americanos.

Clique aqui para ouvir.

O canto em conjunto nos proporciona diversas possibilidades do fazer música, desde uma dupla até um grupo com 300 pessoas, o primeiro passo é querer cantar. Caso queria ver esse conteúdo em formato audiovisual, assista ao vídeo abaixo.

Você já conhecia algum desses grupos? De qual gostou mais? Compartilhe este texto com quem também ama música vocal!

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!

Assine nossa newsletter!

Acompanhe o musicalidades!