Você já assistiu uma ópera ao vivo? Sabia que por trás de um espetáculo desses há uma estrutura gigantesca para fazer isso acontecer? Pois é, em uma ópera você consegue se deslumbrar com a capacidade técnica dos cantores, os cenários montados, os figurinos exuberantes e com os músicos da orquestra.
Quem assiste uma ópera com certeza deve ficar extasiado com essa experiência. E para falar a razão disso, vou dar 5 motivos para você assistir uma ópera ao vivo! Ao final, vou indicar as casas de ópera aqui do Brasil.
1. Para aprender história
Primeiramente, se você ainda não sabe o que é uma ópera e todo o mecanismo por trás disso, leia esse artigo aqui no nosso blog que com certeza vai complementar esta leitura.
Bem, para a construção de uma ópera, há muita investigação histórica sobre essas peças. Assim, geralmente, existe toda uma pesquisa musicológica para saber como a peça era encenada e interpretada. Isso porque, obviamente, não existiam gravações até praticamente ontem.
Por exemplo, se formos encenar uma ópera clássica, de Mozart, é necessário entender o estilo do compositor, como se pensava a construção do espetáculo, ler as críticas da época para entender como aquela peça foi encenada, ver coreografias anotadas. Enfim, todos os elementos que ajudariam a construir a mesma atmosfera de certa ópera.
Com isso, ao assistir uma ópera, você estará estudando a história, vendo com seus próprios olhos uma interpretação de como eram as peças em suas origens. Claro, que nunca será exatamente igual ao período, mas será incrível do mesmo jeito.
Ao assistir a ópera Carmen, por exemplo, você vai poder entender um pouquinho como era a sociedade espanhola daquele período, o que a personagem Carmen representava, quais eram as características espanholas na música. Se você quiser saber mais sobre essa ópera em específico, já temos outro texto aqui no blog sobre ela.
Por outro lado, às vezes os produtores fazem uma interpretação moderna da ópera trazendo a peça para o cenário atual. De qualquer modo, haverá investigações sobre as representações de terminada ópera antes de ela ser interpretada.
2. Para ver os figurinos magníficos
Uma das coisas que deixa o espetáculo magnífico é justamente a construção das vestimentas. Em geral, elas são ambientadas na época da composição. Por exemplo, se a ópera for barroca, você verá figurinos do período barroco, se tiver mitologia na história, você verá figurinos imponentes que representam deuses.
Tudo (roupas, maquiagem, perucas, sapatos) é trabalhado para dar verossimilhança na história. E tudo isso também é pensado com muito cuidado e muito estudo por trás. De fato, é uma super produção.
Se você procurar no youtube, as óperas e balés como as do compositor J. B. Lully (1632-1687) já eram feitas com maquiagens e figurinos incríveis. O próprio teatro já tinha vários maquinários para colocar nuvens, pessoas voando, imitar fogo, entre outros elementos.
Existe um filme muito bom chamado “Le roi Danse” [A dança do rei] que mostra as óperas do Lully em que o próprio Luís XIV, rei da França, atuava. Assim, você poderá ter uma pequena ideia de como já se pensava o espetáculo da ópera naquele período e ver os figurinos do rei.
3. Para ter contato com uma grande produção
Como dissemos no nosso outro artigo sobre ópera, existe muita gente trabalhando para que o espetáculo aconteça: diretor artístico, assistente do regente, os coros, os cantores e figurantes, os cenógrafos, o preparador vocal, os músicos da orquestra, o correpetidor. Enfim, uma equipe digna de grandes produções.
Além disso, o próprio teatro precisa ser preparado para isso. Em geral, é necessário ter um fosso, onde fica a orquestra, e um palco bem fundo para caber todo o cenário gigantesco, o que dá o glamour da ópera.
Então, quando você vai assistir uma ópera, tudo o que você vê lá naquele palco fabuloso foi feito meses antes, com muito trabalho por várias pessoas.
Se você quiser entender melhor como é essa super produção da ópera, como a ópera se originou e como ela mudou durante o tempo, recomendo a leitura do livro Uma história da ópera da Carolyn Abbate e Roger Parker.
4. Para ver as interpretações dos músicos
Bem, nada mais lindo do que ir assistir uma ópera para ver a orquestra e os cantores fazendo música AO VIVO durante a apresentação. Pois é, nada é gravado e muito menos tem playback.
Por isso, tudo o que você ver no palco acaba sendo incrível. Você até pensa “como essa cantora consegue cantar desse jeito e ainda se mexer assim no palco?”. Pois é, para ser cantora lírica, haja fôlego, preparo e muito estudo para estar em uma ópera.
Além disso, uma das coisas mais legais é que muitas óperas têm espaço para que o cantor improvise sua própria ária, fazendo o que chamamos de cadências. Então, realmente é incrível pensar que o cantor consegue interpretar, andar para pontos específicos no palco e até improvisar o canto lírico.
Se você tiver interessado em saber mais sobre a arte do canto, seus diversos estilo e benefícios, leia este artigo!
Por fim, é muito bom poder ver como os músicos da orquestra estão sincronizados com o que acontece no palco. Na verdade, eles estão de costas para o palco e quem está vendo os cantores é o regente.
Aliás, já temos um artigo aqui no blog com 5 motivos para assistir orquestra ao vivo. Corre lá para entender melhor sobre esse espetáculo orquestral.
5. Para aprender música e entender como o compositor cria uma história através dela
Bem, assistir um ópera com certeza é uma experiência única. Não será a mesma coisa do que apenas ouvir ou simplesmente ver vídeo no youtube. Já falamos no nosso outro artigo sobre orquestra, o clima dessas salas de concerto é estonteante!
Todo o palco é preparado para isso, toda a acústica da sala de ópera é preparada para receber este espetáculo. Só quem já assistiu tais espetáculos ao vivo entende a diferença. Além disso, nenhuma performance será igual a do dia seguinte, sempre será única.
Além disso, cada pedacinho do que você verá lá será um aprendizado sobre música. Você vai conseguir ver como os músicos sincronizam com o palco, como os cantores se preparam no momento de cantar, como eles têm um controle vocal enorme e entender como a própria música é construída, criando o lindo colorido sonoro do espetáculo.
Por fim, ao assistir uma ópera, você conseguirá entender quais elementos musicais o compositor utiliza para representar certos sentimentos das personagens e também como a orquestra intensifica e complementa o que acontece no palco.
As casas de ópera do Brasil
Agora que você já sabe por que assistir uma ópera, preciso contar a você os lugares que fazem ópera aqui no Brasil. Vale falar que ir a cada uma dessas casas é também conhecer história, já que esses lugares são verdadeiros museus de arte.
Então, vou listar alguns lugares aqui do Brasil para você fazer uma visita!
1. Theatro Municipal de São Paulo: foi criado no início do séc. XX e tem sua arquitetura baseada na Ópera de Paris.
2. Theatro São Pedro: foi inaugurado em 1917 e também é situado em São Paulo.
3. Theatro Municipal do Rio de Janeiro: inaugurado em 1909 e é um dos teatros mais importantes do nosso país.
4. Teatro Amazonas: localizado na cidade de Manaus, foi inaugurado em 1896 e é um dos grandes monumentos do Brasil.
5. Theatro São Pedro (Porto Alegre): foi inaugurado em 1858 e reinaugurado em 1984. Possui estilo neoclássico.
6. Theatro da Paz: localizado na cidade de Belém, no estado do Pará, foi inaugurado em 1878.
Cada uma dessas casas de ópera possui uma grande variedade de repertório e tem uma arquitetura incrível. Vale muito a pena uma visita! E se você ainda não sabe quais óperas vale mais a pena dar uma conferida, leia este artigo do blog Euterpe com indicações de 5 óperas para ouvir.
Agora me conte como foi sua experiência ao assistir uma ópera e compartilhe esse texto em suas redes sociais!
Sem comentários ainda