motivos para assistir uma orquestra

Você já foi assistir uma orquestra pessoalmente? Já teve essa oportunidade? Se ainda não teve, entenda o porquê de essa experiência ser indispensável.

O que as pessoas mais comentam (e digo qualquer pessoa, leigas no assunto ou não) após um concerto ao vivo é o quanto elas ficaram impressionadas e extasiadas com a dimensão do que elas acabaram de ver e ouvir.

O público presta atenção em inúmeros aspectos, desde a simpatia do regente, o quanto os músicos se mexem para tocar fervorosamente, até mesmo o efeito do coro ou a grande sonoridade que a percussão causa.

Então, separei 5 motivos para que você saia de casa agora e vá ter essa experiência de uma vez por todas! Garanto que você não se arrependerá!

aplaudir orquestra

1. A orquestra soa muito diferente das caixas de som

Para começo de conversa, a dimensão sonora da orquestra ao vivo não é bem representada nas nossas caixinhas de som, nada bem representada na verdade.

No momento em que a orquestra começar a tocar, você já irá perceber uma grande diferença na sua experiência auditiva.

Primeiro que o impacto sonoro pode ser gigante, afinal são vários instrumentos (mas vários mesmo!) tocando ao mesmo tempo. O som chega a reverberar no seu corpo. Em nenhuma outra música ao vivo você vai encontrar essa quantidade enorme de pessoas tocando juntas que não na música orquestral.

Ao vivo, você consegue ouvir muito bem a diferença de dinâmica (indo do super piano ao fortíssimo), algo que se perde consideravelmente nas caixas de som. Quando tem orquestra com coro junto, essa diferença fica maior ainda. E o impacto sonoro é de emocionar.

Só um adendo, ver uma harpa tocando ao vivo é simplesmente incrível!

 

2. Para ver a performance dos músicos e regentes ao vivo

O mais divertido de ver uma orquestra é poder assistir como os músicos se expressam ao tocar. Você consegue perceber o comprometimento deles com a peça. Existem músicos que se mexem tão dramaticamente que dá vontade de se mexer junto com eles, sentir o que eles estão sentindo.

Além disso, a performance do regente merece uma atenção. Existem maestros que vibram muito no palco para passar a expressão musical para os músicos executarem. Eu já vi regentes pularem no palco para tirar o som da orquestra ideal! É emocionalmente arrasador, sem dúvidas!

maestro orquestra

3. É uma experiência única

Primeiramente, cada performance ao vivo será de um jeito, algo que não se tem no CD, que é fixo. Assim, fraseados serão diferentes a cada nova interpretação, a performance do regente mudará sutilmente. Enfim, nunca nada será igual.

Por outro lado, em relação à sala de concerto em si, você verá que a dinâmica é totalmente diferente de shows, por exemplo. O clima é outro, o jeito de participar é outro. Tudo isso você vai aprendendo e entendendo.

Em geral, há intervalos no meio do programa, ninguém pode entrar no meio da música, por exemplo. Isso tudo porque a experiência é bastante sensível, qualquer coisa pode atrapalhar o silêncio da sala.

Acho incrível o silêncio do ambiente no momento em que os músicos vão entrar no palco. Aquele ambiente todo escuro, que você consegue ouvir até a pessoa ao lado respirando. E de repente, aquele som majestoso da orquestra que arrebata a todos. Não existe igual!

 

4. Para aprender sobre música

Com certeza, a performance orquestral vai te ensinar a ouvir melhor as músicas. Prestar atenção, conseguir fazer uma escuta ativa. Isso porque você conseguirá ouvir um som e ver exatamente quem está fazendo aquilo ou vice-versa.

Assim, você saberá distinguir os diferentes timbres, aprendendo como é o som de cada instrumento e como o colorido sonoro se modifica através das diversas combinações entre eles. Assim, você também conseguirá aprender mais sobre música clássica, caso você tenha interesse. 

Além disso, você também vai entender a reação que cada movimento do maestro traz da orquestra. É muito interessante perceber como eles se conversam e como tudo pode mudar com cada sutileza na mão do regente.

 

5. Para ver o naipe de percussão

Esse quinto motivo é o meu preferido! O naipe da percussão tem vários instrumentos diferentes e é responsável (além de muitas coisas) por impactar o som, deixá-lo mais intenso, como é o caso do tímpano (quem nunca aí não teve vontade de tocar o tímpano?).

Tímpano orquestra

Outro fator é que o colorido sonoro que esse naipe causa na orquestra junto com os outros instrumentos é fantástico e colabora muito para a intensidade sonora!

Além disso, em geral, uma mesma pessoa fica responsável por tocar vários instrumentos em uma mesma peça. É impressionante ver a performance desse músico ao ter que fazer aquilo tudo.

Realmente não tem experiência melhor que a de ouvir uma orquestra pessoalmente, faz toda diferença.

 

DICA EXTRA: 3 lugares para ir assistir uma orquestra em São Paulo

Agora você pode estar se perguntando “ok, mas como faço para assistir uma, onde poderia encontrar uma?”. Então, vou dar 3 dicas de locais em São Paulo para você fazer isso!

1. Sala São Paulo

A Sala São Paulo (inaugurada em 1999) é considerada uma das melhores salas de concerto do mundo! Além da arquitetura belíssima do prédio (que antigamente era uma estação de trem), a sala de concerto em si tem o famoso forro (vulgo teto) que se mexe conforme a necessidade acústica das apresentações.

Esta sala é o local oficial da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), fundada em 1954, e bastante reconhecida internacionalmente. Porém, a Sala também costuma receber outras orquestras para apresentações no recinto. Além disso, o local conta com um tour para conhecer os lugares e as histórias do prédio. Confira a programação da casa clicando aqui.

Sala São Paulo orquestra
Sala São Paulo

2. Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal foi inaugurado em 1911 e foi influenciado pela Ópera de Paris, tendo uma arquitetura extremamente robusta e magnífica.

Este teatro é o local oficial da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM) e também conta com diversas apresentações de ópera. Além disso, você também pode agendar uma visita guiada para conhecer o prédio. Confira a programação da casa clicando aqui.

Theatro Municipal SP
Theatro Municipal de São Paulo

3. Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro foi inaugurado em 1917, tendo a ópera como a programação principal da casa. Em 2010, foi criada a Orquestra do Theatro São Pedro, sendo em sua tradição uma orquestra de ópera. Confira a programação da casa clicando aqui.

Theatro São Pedro
Theatro São Pedro

Cada uma dessas casas possui uma grande variedade de repertório, estilos musicais, além de terem uma estética esplêndida. Aproveite para ir a cada uma delas para conhecer a história desses prédios, vale muito a pena!

E antes que você pense que orquestras são caras, calma aí! Várias apresentações têm passe livre pra estudante, ou é mais barato para estes, ou tem dias que é totalmente de graça, aberto ao público, ou fazem ensaio aberto. Então, não é desculpa para nunca ter ouvido uma orquestra ao vivo, é só conferir esses projetos!

Agora me conte como foi sua primeira experiência com a orquestra aqui nos comentários, adoraria saber!

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!