Violino, violoncelo, violão, guitarra, bateria, piano. Quase todo mundo conhece um desses instrumentos. Pois é, são instrumentos muito comuns encontrados facilmente ao redor do mundo.
Porém, entre tantos instrumentos, sempre existem alguns não muito usados e desconhecidos pela grande maioria. É exatamente sobre isso que iremos falar neste artigo. Escolhemos 7 instrumentos musicais inusitados.
Mas não é porque são desconhecidos que seu som é feio, pelo contrário, muitos têm uma sonoridade magnífica! Então, vamos lá!
1. Harmônica de Vidro
Esse instrumento não é tão desconhecido assim, mas pouco comum no mundo da música. A Harmônica de Vidro é um idiofone friccionado, ou seja, o som é formado através da vibração. Foi inventado por Benjamin Franklin a partir do copofone.
Toda a sua composição é feita de taças de vidro de vários tamanhos, encaixando-se uma nas outras. O eixo, então, gira as taças e, para tocar, é só encostar os dedos umedecidos, fazendo a vibração.
2. Berimbau de boca
Esse instrumento pode ser feito de metal ou de bambu. Chama-se berimbau de boca, pois é tocado com a boca e tem o som parecido com um berimbau convencional. Para tocar este instrumento, basta colocar a boca na parte estreita, friccionar a lingueta e dedilhar o resto para ter as notas.
O mais curioso é que, possivelmente, este é um dos instrumentos mais antigos que se tem conhecimento, sendo encontrado em diversas culturas, tendo uma origem incerta.
3. Balalaika
A balalaika é um instrumento de origem russa, sendo símbolo da música deste país. Pode até não ser tão comum aqui no Brasil, mas é muito popular na Rússia.
Seu corpo parece um triangulo relativamente grande, tendo apenas 3 cordas para se dedilhar. Pode ser tocada com dedos ou palheta.
Além disso, há outros tamanhos de balalaika entre graves e agudos, formando uma família de 5 instrumentos. Saiba mais sobre a origem da balalaika e de seu nome clicando aqui.
4. Teremim
Outro instrumento um pouco mais conhecido é o teremim. Foi inventado pelo russo Lev Sergeevich Termen em 1920. É um instrumento eletrônico, tendo 2 antenas de metal: uma controla o volume e a outra a frequência (ou seja, as notas).
O mais interessante deste instrumento é a forma como se toca, pois o músico nem encosta no instrumento. Isso porque as antenas percebem a posição da mão do músico. Essas mãos oscilam a frequência das antenas e alteram seu volume, dando as notas e suas intensidades sonoras.
5. Kalimba
A kalimba também é um idiofone, porém dedilhado. Além disso, faz parte do grupo dos lamelofones. Isso significa que é composto por várias placas finas de metal fixadas em uma extremidade, enquanto a outra é livre.
A origem deste instrumento não é muito precisa, tendo indícios de origem africana, porém com o nome de “mbira”. Além disso, sua estrutura sofreu diversas mudanças de acordo com a região e cultura, tendo também denominações diferentes.
A versão mais moderna da Kalimba é uma caixa retangular com uma boca e teclas de metal, tocando-se com os polegares. Seu som parece uma caixinha de música.
6. Violoncelo da spalla
Bem, o violoncelo é um instrumento bastante comum. Entretanto, este tipo da spalla não é muito frequente nas salas de concerto.
O violoncelo da spalla, também conhecido como cello da spalla, é um pequeno violoncelo tocado apoiado no peito e no ombro. Seu tamanho tem, em geral, 75 cm.
Presume-se que sua origem é do período barroco. Assim, é possível que Bach tenha tido contato com este instrumento e que alguma de suas músicas fossem feitas para ele e não para o cello comum.
Não sabe quais são todos os instrumentos de uma orquestra? Clique aqui para ler o artigo que explica tudo isso!
7. Khaen
Por fim, o Kahen é um instrumento de origem Asiática (do Laos), sendo um órgão de boca. Assim, é feito por tubos de bambu de diferentes tamanhos, com uma madeira oca no meio, onde se assopra.
Esses foram nossos 7 instrumentos musicais inusitados. Gostou de algum deles? Já viu outro instrumento incomum? Deixe nos comentários!
bem resumido, me interessei logo de cara 🙂
Tinha que fazer um trabalho sobre um intrumento de escolha livre :v
Agora tenho inspiração o suficiente para começar 🙂
Só não posso esquecer de colocar o link 😉