capa - o fantasma da ópera

“O fantasma da Ópera existiu. Não foi, de modo nenhum, como se acreditou por longo tempo, uma inspiração de artistas, uma superstição de diretores, a criação jocosa dos cérebros excitados dessas mocinhas do corpo de baile, de suas mães, das operárias, dos empregados do vestiário e da portaria.
Sim, ele existiu, em carne e osso, se bem que ele sempre teve toda a aparência de um verdadeiro fantasma, ou seja, de uma sombra.”

Estas são as primeiras frases do prefácio do romance de Gaston Leroux, O Fantasma da Ópera, e nada melhor do que um fantasma para começar nossa série de textos do Mês do Horror, que durará todo o mês de Outubro.

grito de horror

Bem-vindo ao Mês do Horror no Musicalidades!

Mas antes de tudo devemos dar os créditos a quem criou o Mês do Horror. Este mês temático foi inspirado no canal literário TLT da Tati Feltrin, de quem somos grandes admiradoras.

Nós também temos o Mês do Horror em nosso canal do Youtube, juntando música e histórias assustadoras, não deixe de conferir!

Mas você deve estar se perguntando: e como raios um musical da Broadway entrou no mês do horror? Pois fique sabendo que esta história é muito mais do que um mero musical, e o Fantasma é muito mais assustador do que um personagem com máscara.

Se bem que se você não se assusta com a ideia de alguém raptar uma menina no meio da noite e leva-la para o esgoto para viver com ele (alguém muito mais velho do que ela) e ainda diz que é para torna-la uma pessoa melhor, eu repensaria seu conceito de medo.

Mas vamos entender esta história!

cena - o fantasma da ópera

O Fantasma da Ópera: O Livro

O Fantasma da Ópera, antes de ser um musical de sucesso, é um romance escrito pelo francês Gaston Leroux (1868-1927) publicado entre os anos de 1909 e 1910, e foi escrito no estilo gótico.

A literatura gótica é caracterizada por histórias que se passam em castelos, igrejas cemitérios, com donzelas e cavaleiros melodramáticos, e com temas como segredos do passado, manuscritos encontrados, maldições.

Além disso, quase sempre, vem junto com a psicologia do terror como medo, loucura, deformação do corpo, fantasmas, vampiros, bruxas e etc. Se você se lembrou de Drácula, Frankstein, O Médico e o Monstro, você entendeu a ideia.

victor frankstein
Victor Frankstein tornando-se desgostoso de sua criação. Ilustração de 1831.

Leroux escreveu uma história ficcional ambientada em um lugar real, o que fez muita gente acreditar que o Fantasma realmente existiu, inclusive ele escreve em seu livro “Le fantôme de l’Opéra a existé” [o fantasma da ópera existiu].

Assim como no musical de Andrew Loyd Webber, o Fantasma habitava o interior da Ópera de Paris, um grande prédio antigo com acesso a um lago secreto. E se você algum dia já foi a um teatro, tente imaginar o quão assustador deve ser seu interior, a parte mais profunda, aquela que ninguém entra, aquela parte cheia de aranhas que muita gente deve considerar assombrada.

Pois é, agora imagine neste lugar um homem mascarado olhando para você no meio da escuridão, cantando como um Anjo da Música, e pedindo para você segui-lo. Essa imagem não é nada fofa.

 

A inspiração para o livro

Pois esse teatro reserva mais histórias. Os funcionários da Ópera de Paris contam a lenda de que, na primeira metade do século XVIII, um dos bailarinos do teatro se apaixonou por uma das bailarinas, mas ela amava um soldado.

Com o coração despedaçado que o levou a loucura, o jovem bailarino tentou emboscar seu rival, mas acabou apanhando muito e morreu na manhã seguinte. Mas antes de morrer fez um último pedido: que seus ossos fossem enterrados na Ópera de Paris, assim ele estaria sempre junto de sua amada.

No século seguinte, acharam o esqueleto e o usaram em uma das apresentações. Este triangulo amoroso pode ter sido uma das inspirações para a história do livro de Leroux, e uma história inspirada em um esqueleto encontrado no interior de um teatro já nos assusta o suficiente.

Ópera de Paris.

Diferente do musical, a clássica cena do candelabro caindo causa uma morte no livro. Mas ocorrem mortes mesmo no musical, quando o Fantasma mata enforcado os personagens Joseph Buquet, o chefe de cena, e Ubaldo Piangi, o tenor da Ópera de Paris.

 

O Fantasma da Ópera na cultura pop

Já era de se esperar que um personagem assim fosse se tornar uma parte presente na cultura pop. Com o musical de Sir Andrew Lloyd Webber, o personagem passou a ser uma figura reconhecível de grande parte dos amantes de música. Sua figura deformada tornou-se símbolo de amores não correspondidos, e o triangulo amoroso entre Fantasma, Christine e Raoul é conhecido no mundo todo.

Esta história foi adaptada para o cinema antes mesmo do musical de Webber existir. Podemos ver a figura do fantasma em um filme mudo de 1925, com mais três adaptações cinematográficas. Em 2004, tivemos a adaptação cinematográfica do musical de Webber, e em 2011 uma edição de aniversário de 25 anos do musical.

Com uma mistura de música gótica e ópera, o musical é um dos mais assistidos até os dias de hoje, tendo viajado o mundo todo com adaptações.

O Fantasma da Ópera é uma das obras mais envolventes da atualidade e parece que vai permanecer sendo executada por muitos anos por vir. Sua história gótica continuará envolvendo nossos corações com terror, melancolia e amor pelo Anjo da Música.

Se quiser assistir este conteúdo em formato audiovisual, assista ao nosso vídeo no Youtube!

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