capa - 3 músicas mais rock and roll da música clássica

Você já ouviu alguma música clássica e achou parecida com o rock ou pensou em uma versão dela mais rock and roll? Bem, existem muitas pessoas que fazem esta associação e muitas bandas que fizeram versões de rock de músicas clássicas.

Então, este texto é dedicado a todos os amantes de rock e que também gostariam de ouvir um pouco mais de música clássica. Trouxemos 3 obras musicais que nos dão vontade de pegar uma guitarra de 7 cordas e bater cabeça por aí.

rock and roll na música clássica

Dies Irae – Requiem de Giuseppe Verdi

Para falar de rock and roll na música clássica, não poderíamos deixar de fora o Requiem do Verdi. Aliás, Já falamos deste Requiem algumas vezes aqui no blog. Então, não deixe de conferir! Mas hoje vamos focar no Dies Irae, a segunda parte desta obra.

Dies Irae significa “Dia da Ira” e aborda o dia do Juízo Final da tradição cristã. Só por isso já é possível imaginar a sonoridade da obra.

Verdi escreveu este Requiem para uma grande orquestra, um quarteto solista (soprano, contralto, tenor e baixo), e dois coros. Imagine a magnitude deste som!

Vale falar que este compositor foi um grande compositor de óperas e seu lirismo para escrever melodias grandiosas está presente neste Requiem.

Além disso, é possível encontrar contrastes dramáticos em toda a obra, inclusive em seu Dies Irae, que muitos denominam como macabro. Os trompetes possuem grande relevância nesta obra, sendo muitas vezes relacionados as trombetas do Juízo Final. Quando tocados junto com o coro formam uma massa sonora volumosa, confira você mesmo!

E se tudo isto não convenceu você que uma versão rock desta música ficaria ótima, convido você a ouvir esta versão da banda holandesa Epica, do álbum The Classical Conspiracy.

 

Fortuna Imperatrix Mundi – Carmina Burana de Carl Orff

Esta é outra obra que já foi mencionada em nosso blog. Se você quiser saber mais sobre Carmina Burana, não deixe de ler nosso texto. Mas vamos focar na primeira e na última peça desta obra: Fortuna Imperatrix Mundi (Fortuna, a Imperatriz do Mundo).

Este é um dos poemas que faz parte do Códex Buranus escritos entre 1100 e 1200. É dedicado a Fortuna, a deusa da sorte e da esperança. Porém, a obra musical que conhecemos só foi composta por Carl Orff em 1935-36.

Mais uma vez encontramos uma obra escrita para grande coro, orquestra e solista. Já no início da peça vemos quão grandiosa ela será, com toda a orquestra e coro soando forte.

Esta também é outra música clássica que muitas bandas de metal sinfônico costumam gravar em uma versão de rock. Vale conferir a versão da banda sueca Therion, mas existem diversas outras versões instrumentais ou vocais com arranjos para rock.

Fortuna Imperatrix Mundi faz parte também, atualmente, da cultura pop, sendo facilmente reconhecida por qualquer um, ainda que aquele que a ouve não saiba seu nome de batismo.

 

Baladilla de Los Três Rios – Romancero Gitano de Mario Castelnuovo-Tedesco

Para terminar a seleção de rock and roll na música clássica, Baladilla entrou em nossa lista pelo amor e desejo que a autora tem de vê-la em versão rock um dia.

Composta para coro e violão clássico solista, esta música foi composta por Mario Castelnuovo-Tedesco, um compositor judeu-italiano. Foi baseada na obra literária de Frederico Garcia Lorca, publicada em 1928. Seu texto fala sobre as imagens da Espanha e a cultura cigana.

Nela encontramos danças, ritmos e melodias típicas da Espanha em conjunto com a sonoridade ímpar do violão clássico. Sua conexão com a música realizada pelo coro e os solistas é o que torna esta peça tão fascinante. É preciso muito estudo e grande habilidade para executar esta peça.

Ouça e repare nas nuances, nas dinâmicas, na conversa do violão com as vozes, na conversa entre as vozes. Consegue identificar uma dança? Se tiver dificuldade para ouvir de maneira mais apurada, recomendo que assista nosso vídeo sobre Como Ouvir Música Instrumental.

Infelizmente ainda não existe uma versão rock desta peça que tenhamos conhecimento. Mas por que não imaginamos uma guitarra ao invés de um violão? O exercício vale a pena!

Qual dessas músicas clássicas é mais rock and roll? Deixe nos comentários!

Nós também temos um canal no Youtube e várias playlists no Spotify, ilustrando cada assunto do canal. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram para conferir nossas dicas sobre música. Se também tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários que nós respondemos!

Assine nossa newsletter!

Acompanhe o musicalidades!